Você está aqui: Página Inicial > Eventos > 13ª Semana da Consciência Negra
conteúdo

13ª Semana da Consciência Negra

publicado 17/11/2023 10h00, última modificação 23/11/2023 14h21 expirado
Promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos, semana terá várias atrações entre os dias 20 e 30 de novembro
Quando
28/11/2023
de 10h00 até 11h00
(America/Buenos_Aires / UTC-300)
Onde
Unidade Jardim Universitário e espaços da cidade
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Exposição fotográfica, lançamento de livros, encontros, rodas de conversas e uma série de outros eventos integram a 13ª Semana da Consciência Negra promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos (NEALA/CNPQ) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Organizada em parceria com o Centro da Juventude (CEJU), a Semana acontece entre os dias 20 e 30 de novembro na Unidade Jardim Universitário (JU), no CEJU e em outros espaços da cidade.

Neste ano especial, o evento celebra duas décadas da Lei 10.639/03, que acrescentou no calendário escolar a data de 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra e incluiu  no currículo oficial brasileiro a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Lei que foi substituída pela de nº 11.645/08, que acrescentou no currículo também a História e Cultura Indígenas.

No mês de novembro, são relembradas as lutas quilombolas, de Zumbi e Dandara dos Palmares, e feitas reflexões a respeito da inserção da população negra e indígena no Brasil, assim como nas sociedades latino-americanas e caribenhas.

Neste ano, o evento também celebra os dez anos do Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos (NEALA) da UNILA que, em seu percurso de aquilombamento, por meio da luta histórica, tanto da população negra e indígena quanto do movimento negro educador, também promove a importância das questões étnico-raciais, de gênero e sexualidades e da implementação, gestão e fiscalização de políticas públicas voltadas para as ações afirmativas. 

As inscrições podem ser feita aqui