Você está aqui: Página Inicial > Eventos > 12ª Semana da Consciência Negra

12ª Semana da Consciência Negra

publicado 18/11/2022 12h39, última modificação 18/11/2022 12h40
Evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-latino-americanos e Caribenhos (NEALA), da UNILA, em parceria com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR)
19/11/2022 17h00 até 30/11/2022 22h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Jardim Universitário e espaços de Foz do iguaçu
Visite o site do evento
iCal

Acontece, durando o mês de novembro, com programação diversa, em Foz do Iguaçu, a 12ª edição da Semana da Consciência Negra, evento anual realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos (NEALA), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA); e que comemora no Brasil o “Dia Nacional da Consciência Negra”, data integrada ao calendário escolar em 2003 pela Lei 10.639 e, instituída nacionalmente em 2011, pela Lei 12.519. Neste ano, as atividades da Semana da Consciência Negra serão realizadas em parceria com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR)

O evento que há mais de uma década impulsiona na região um processo de aquilombamento por meio da luta histórica tanto da população negra quanto do movimento negro educador, promove também a importância tanto das questões étnico-raciais, de gênero e sexualidades quanto da implementação, gestão e fiscalização de políticas públicas voltadas para ações afirmativas.

Um dos resultados deste movimento foi a criação em 2011, a partir da demanda da comunidade local, do curso de Educação para as Relações Étnico-Raciais voltado à formação de professores do ensino fundamental e médio, além do processo de implementação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), criado em 2019 como resultado de um trabalho coletivo entre a comunidade local, a UNILA e outras instituições e coletivos da cidade.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico e assinaturas recolhidas no local das atividades. Haverá emissão de certificado aos inscritos. Para acesso à programação completa e inscrições, clique aqui.