Você está aqui: Página Inicial > Editora da UNILA | EDUNILA > Livros > Viver junto na América Latina

Viver junto na América Latina

publicado 21/12/2020 09h16, última modificação 26/01/2022 13h14
contatos, trânsitos e convivências da literatura latino-americana

viver junto na américa latinaTratar do espaço americano nos tempos atuais exige, para além das discussões de fronteiras e territórios, pensar as comunidades literárias enquanto espaço simbólico de trocas e interações. Esta coletânea de textos pretende reunir estudos que se propõem, na contemporaneidade, a olhar para a literatura latino-americana através de seus vínculos, trânsitos, contatos, convivências entendendo o viver juntos e o deslocamento como traços compositivos da heterogeneidade que nos caracteriza.

Sobre as organizadoras:

Débora Cota é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC) e professora de Literatura Latino-Americana e Teoria Literária da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Possui pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley. Participa dos Grupos de Pesquisa Imaginários Latino-Americanos, na UNILA, e Estudos de Poéticas do Presente, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participou da organização do dossiê Poéticas do Presente: Escritura, Política, Imagem da revista Conexão Letras (UFRGS), em 2018, e do dossiê Escritas Paraguaias Contemporâneas, da revista Rascunhos Culturais (UFMS), em 2019. Atualmente coordena o projeto Literatura Latino-Americana em Diálogo: Relações e Convivências nas Poéticas e Políticas Literárias Contemporâneas (Conexões Paraguai-Brasil, Paraguai e Outras Terras).

Tatiana da Silva Capaverde é professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (PPGL-UFRR). É membro do grupo de pesquisa Narrativas Estrangeiras Modernas, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Leituras Contemporâneas: Narrativas do séc. XXI, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Participou da organização do dossiê A Experiência do Deslocamento e suas Representações na Literatura, da revista Polifonia (UFMS), em 2020. Atualmente, coordena o projeto Representações do Deslocamento Cultural na Literatura Hispânica.

Ano de publicação: 2020

Organizadoras:  Débora Cota e Tatiana Capaverde