Você está aqui: Página Inicial > Editora da UNILA | EDUNILA > Livros > Poesia e diálogos numa ilha chamada Brasil
conteúdo

Poesia e diálogos numa ilha chamada Brasil

publicado 02/10/2018 18h52, última modificação 11/01/2019 23h59
A América Latina na obra poética de Thiago de Mello e Ferreira Gullar


Ano de publicação: 2018Autor: Marcelo FerrazIdioma: PortuguêsNúmero da edição: 1ªNúmero de Páginas: 350ISBN: 978-85-92964-04-7Tomando como ponto de partida a trajetória poética de Ferreira Gullar e Thiago de Mello, este livro assume a tarefa de examinar como a produção cultural brasileira das décadas de 1960 e 1970 assumiu uma forte tendência a tomar como seus temas as imagens, paisagens e eventos característicos da América Latina. Demonstra-se, assim, que a aspiração americanista foi uma questão das mais relevantes para a nossa produção poética e que, por conta disso, merece uma discussão mais prolongada, atenta à diversidade de projetos políticos e estéticos que ela mobiliza. Interessa debater aqui os dilemas e anseios abertos pelo horizonte comunitário, buscando compreender as pontes imaginárias e utópicas erguidas na cultura brasileira em nome da latinidade.

Aos que compartilham o desejo de aproximação e mútuo conhecimento entre os países latino-americanos, reler a poesia desse período é, ao mesmo tempo, uma forma de alento e um desafio ao otimismo mais ingênuo. Em tempos nos quais a generosidade contida no gesto de olhar ao redor e se identificar solidariamente com o outro é vista como um idealismo pueril e anacrônico, a poesia aqui examinada assume um consciente caráter de resistência, na medida em que re-significa constantemente o que é ser latino-americano, pressupondo que a compreensão do outro é necessária descoberta, aprendizado e também um caminho indispensável para o conhecimento de si.

 

Ano de publicação: 2018
Autor: Marcelo Ferraz
Idioma: Português
Número da edição: 1ª
Número de Páginas: 350
ISBN: 978-85-92964-04-7
Preço promocional: R$ 38,00


Marcelo FerrazAutor:
Marcelo Ferras de Paula atua como professor de Teoria da Literatura na Universidade Federal de Goiás. É doutor pela USP e realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Porto, em Portugal. Organizou, em 2017, o livro Ética, Estética e Políticas do Testemunho, pela Nankin. Foi também vencedor do prêmio Vertentes, em 2015, como o livro de contos Uma casa, o tempo, Editora UFG.

 

Como Comprar

O livro pode ser adquirido na sede da EDUNILA: Bloco 4, Espaço 2, Sala 8 (UNILA PTI) 


Aos interessados em comprar pela internet, solicita-se que entrem em contato via e-mail (editora@unila.edu.br) que serão repassadas as informações necessárias sobre o pagamento e a posterior remessa do livro.


A Editora Universitária trabalha para implantar o processo de venda via internet e de distribuição do livro para bibliotecas e livrarias, assim como elabora sua política de devoluções.