Você está aqui: Página Inicial > Editora da UNILA | EDUNILA > Livros > Guia Etnotaxonômico Ilustrado das Abelhas Sem Ferrão da Tríplice Fronteira
conteúdo

Guia Etnotaxonômico Ilustrado das Abelhas Sem Ferrão da Tríplice Fronteira

publicado 22/02/2022 09h25, última modificação 22/02/2022 10h20
(Argentina, Paraguai, Brasil)

abelhas capaAs abelhas sem ferrão são um grupo de abelhas sociais que vivem em colônias, formadas por centenas ou milhares de exemplares, e que se distinguem de outras abelhas principalmente porque não têm um ferrão funcional, ou seja, não picam. Estas abelhas são amplamente conhecidas pelas sociedades indígenas e rurais da América pelo fato de produzirem um mel requintado que tem sido usado desde os tempos pré-hispânicos, muito antes de a abelha europeia (Apis mellifera L.) ter sido introduzida nas Américas. Em nosso continente, rico em cultura e natureza, as abelhas sem ferrão vivem em estreita relação com os seres humanos, resultando em uma amplitude de conhecimentos, práticas e representações que são incorporados nas cosmologias das sociedades que habitam.

Esta obra vem ao encontro da sociedade e da natureza com a ideia de introduzir os leitores no mundo de um grupo de insetos intrigantes desde uma perspectiva partilhada, que busca o diálogo entre diferentes olhares e reflete tanto o conhecimento das pessoas locais como o dos pesquisadores das ciências naturais sobre as abelhas sem ferrão da região da Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai).

 

"Este Guia é uma ferramenta que permitirá a identificação das espécies/etnoespécies de abelhas sem ferrão encontradas na natureza em uma região que podemos definir como Tríplice Fronteira. Embora venha de um estudo desenvolvido no Norte de Misiones (Argentina), acreditamos que este Guia permitirá a identificação da maioria das abelhas sem ferrão da Mata Atlântica do sul do Brasil e do sul do Paraguai."

 

Sobre os autores

Fernando Zamudio é biólogo pela Universidade Nacional de Córdoba (UNC), mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural pela ECOSUR (Chiapas, México) e doutor em Ciências Biológicas pela UNC. Completou sua tese de doutorado – intitulada Conhecimento local e manejo de abelhas sem ferrão (Apidae: Meliponini) entre colonos rurais no Norte da província de Misiones – na Faculdade de Ciências Florestais da Universidade Nacional de Misiones e, depois, no Instituto de Biologia Subtropical (IBS), em Puerto Iguazú. Atua em questões relacionadas à etnobiologia e à gestão de recursos naturais em contextos rurais. Publicou artigos sobre etnobiologia em periódicos internacionais e nacionais. Atualmente, é pesquisador adjunto do CONICET e trabalha no Instituto Multidisciplinar de Biologia Vegetal (IMBIV) na província de Córdoba (Argentina).

Leopoldo Jesús Alvarez é formado em Biologia pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP) e atualmente conclui doutorado na Faculdade de Ciências Naturais e Museu da UNLP. Em sua tese, propõe uma revisão taxonômica das abelhas da tribo Meliponini para conhecer a diversidade e a biologia das abelhas sem ferrão da Argentina. Trabalha na Divisão de Entomologia do Museu de La Plata e é especialista em sistemática e biologia de abelhas nativas (Apiformes). Publicou diferentes artigos sobre taxonomia e diversidade de abelhas em periódicos indexados nacionais e internacionais. Participa de diversos projetos relacionados à diversidade e biologia de abelhas de interesse agronômico.

 

Dados da obra

Ano de publicação: 2022
Autores:  Fernando Zamudio e Leopoldo J. Alvarez
Idioma: Português
Número da edição: 1ª
Número de páginas: 167
ISBN: 978-65-86342-20-8
Preço: R$ 29,90

  

Como adquirir 

Os livros podem ser adquiridos na sede da EDUNILA: Bloco 4, Espaço 2, Sala 12 (UNILA PTI)

Aos interessados em comprar pela internet, solicita-se que entrem em contato via e-mail () que serão repassadas as informações necessárias sobre o pagamento e a posterior remessa do livro.

 

Apoio
araucaria