Você está aqui: Página Inicial > Editora da UNILA | EDUNILA > Livros > Glossário Terminológico da UNILA
conteúdo

Glossário Terminológico da UNILA

publicado 24/10/2019 14h12, última modificação 29/05/2020 14h58
Glosario Terminológico de la UNILA

Glossário Terminológico da UNILA

O Glossário Terminológico da UNILA foi criado com a intenção de auxiliar alunos, professores, técnicos e comunidade externa à universidade e constitui o principal objeto resultante de uma pesquisa desenvolvida durante dois anos e meio na área da Terminologia, norteada pelos postulados teóricos da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT).
A pesquisa, inspirada pelas teorias de Cabré (1999; 2000; 2005) e outros teóricos da Terminologia, como Krieger & Finatto (2004), Bevilacqua (2004) ou Wüster (1998), teve como frutos artigos publicados em revistas especializadas, em anais de congressos etc. Como conclusão principal, estabeleceu-se que o léxico acadêmico incluído no marco normativo universitário constitui a terminologia de uma área específica, ao estar presente dentro de um corpus de documentos normativos e, portanto, deve cumprir com a máxima de monovalência nesse dado contexto, apesar de que no uso comum da língua possa ser polissêmico.
Quanto à metodologia aplicada, fizemos, em primeiro lugar, uma delimitação do objeto de estudo, o marco normativo da UNILA, selecionando os documentos que regem a universidade; depois, foram extraídas palavras e locuções que poderiam ser termos deste glossário. Na sequência, organizamos os termos em árvores de domínio que mostrassem suas relações conceituais. Finalmente, todas as informações foram registradas em fichas terminológicas, que serviram posteriormente para a elaboração do glossário.

 

Ano de publicação: 2019
Autor: Fidel Pascua Vílchez
Idioma: Português
Número da edição: 1ª
Número de páginas: 430
ISBN: 978-85-92964-10-8

  

BAIXAR E-BOOK