Você está aqui: Página Inicial > Editora da UNILA | EDUNILA > Livros > Pietro Gori
conteúdo

Pietro Gori

publicado 02/10/2018 18h52, última modificação 11/01/2019 22h59
A trajetória de um libertário: Pietro Gori na América do Sul (1898 - 1902)


Ano de publicação: 2018Autor: Hugo QuintaIdioma: PortuguêsNúmero da edição: 1ªNúmero de Páginas: 264ISBN: 978-85-92964-06-7Preço: R$ 29,00

Um italiano andando pela América do Sul, na virada entre os séculos XIX e XX, não é um acontecimento raro. Que esse italiano fosse anarquista e se envolvesse com lutas operárias e com a organização política dos trabalhadores também é algo que a historiografia latino-americana considera razoavelmente corriqueiro. O mesmo poderíamos dizer se esse nosso italiano se ocupasse de música e arte, e o seguíssemos frequentando teatros e salas de concerto em grandes cidades da região.

Agora, um italiano que reunisse essas duas características e, ainda por cima, sendo possuidor de uma formação jurídica “burguesa”, também se tornasse protagonista de um empreendimento intelectual de grande alcance acadêmico e simbólico, como a revista Criminalogía Moderna, na Buenos Aires de 1898 (e até 1902), aí estaríamos mesmo entrando num campo de grande singularidade. Como se tudo isso não fosse suficiente, esse italiano é alguém não só muito real, mas muito relevante: Pietro Gori (1865-1911), uma das mais brilhantes lideranças libertárias europeias do entresséculos, protagonista em vários cenários geográficos, políticos, intelectuais e artísticos.

Esse é o primeiro trunfo do livro de Hugo Quinta: ter achado Pietro Gori na Argentina, escondido (ma non troppo) na multidão de artistas (e) anarquistas italianos em Buenos Aires e outras províncias. Esse primeiro trunfo compreende, também, ter tido o tino de acompanhar Gori nas suas outras andanças sul-americanas: no Uruguai, no Chile e no Paraguai, na Patagônia e no Chaco. Mas (antecipo aqui o que o leitor, espero, achará ao final da leitura), o valor desse livro está na sua pretensão mais ampla: desenhar, com traços interdisciplinares, a singularíssima trajetória de um intelectual para quem já não se pode mais utilizar o adjetivo “italiano” – nem nenhum outro gentílico. Sua pátria foi o mundo inteiro ou, nos quatro anos nos quais Hugo Quinta o seguiu, a América do Sul.

 

Ano de publicação: 2018
Autor: Hugo Quinta
Idioma: Português
Número da edição: 1ª
Número de Páginas: 264
ISBN: 978-85-92964-06-7
Preço: R$ 29,00

 


Hugo QuintaAutor
Hugo Quinta nasceu em Goiânia, em 1985. Especialista em Artes da Escrita pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) e mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), atualmente é doutorando em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, campus de Assis).

 

Como Comprar

O livro pode ser adquirido na sede da EDUNILA: Bloco 4, Espaço 2, Sala 8 (UNILA PTI) 


Aos interessados em comprar pela internet, solicita-se que entrem em contato via e-mail (editora@unila.edu.br) que serão repassadas as informações necessárias sobre o pagamento e a posterior remessa do livro.


A Editora Universitária trabalha para implantar o processo de venda via internet e de distribuição do livro para bibliotecas e livrarias, assim como elabora sua política de devoluções.