Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Extensão - PROEX > Comunicação Extensão > Extensão em Ação > Dia internacional do teatro é comemorado com aglomero teatral na Vila C.

Dia internacional do teatro é comemorado com aglomero teatral na Vila C.

publicado 22/03/2022 09h57, última modificação 20/04/2022 13h47
Projetos de extensão “Cote’coi coletivo teatral” e “Como uma Luva” realizam o Aglomero teatral, evento para comemorar o Dia Internacional do Teatro em Foz do Iguaçu.

O Dia Internacional do Teatro é comemorado desde 1961, quando o Instituto Internacional de Teatro - IIT estabeleceu a data de 27 de março para comemorar essa arte ancestral. O teatro, por ser uma arte da presença, é também uma arte efêmera e passageira. Por isso, nos momentos mais sombrios da humanidade, o teatro tem funcionado como um mecanismo para que socialmente possamos reinventar a própria realidade.

Diante da importância dessa data, os projetos de extensão da Unila, “Cote’coi coletivo teatral” e “Como uma Luva”, organizaram um evento para comemorar a data e lembrar a importância do teatro para a sociedade. O evento aconteceu, simultaneamente, em dois locais na Vila C, na praça da mentira e no Espaço cultural da comunidade.

As atrações contaram com uma oficina, ministrada pela professora da Unila, Angelene Lazzaretti, intitulada “Reencontrando o Corpo e a Cena”; pelo Kaburé Maracatu, que se apresentou na Praça da Mentira, seguido pelo espetáculo teatral Vagamundos, da Companhia Entre Fronteiras Teatro. Na sequência, o Coletivo Teatral Cote’Coi e a professora de Dança do ventre trouxeram apresentações no espaço da Estação Cultural. A comunidade pode prestigiar o espetáculo teatral Suite n. 02 e a Coreografia Habibi. Ao final das atrações culturais houve um espaço reservado para uma Charla, chamada  “Experiências do Teatro de Grupo na Tríplice Fronteira”, entre os representantes da cultura do município de Foz do iguaçu, com o objetivo de se pensar o teatro na cidade.

O projeto Cote’coi Coletivo teatral é voltado para as artes e experimentação da linguagem. Tem como objetivo investigar, experienciar e difundir as artes cênicas no âmbito da universidade, fomentando grupos e coletivos das artes cênicas na região. A ação de extensão tem como foco a atuação, o jogo e o corpo, no presente da cena. Em parceria, o projeto Como uma Luva tem um viés pedagógico, voltado para educação e formação de professores, tendo como foco a criação de materiais para tratar de diferentes temas, utilizando o teatro de bonecos como instrumento pedagógico.

Links relacionados: Cote'Coi coletivo Teatral e Como uma Luva