Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Extensão - PROEX > Comunicação Extensão > Extensão em Ação > Aproveitamento Energético nas escolas estaduais do Paraná

Aproveitamento Energético nas escolas estaduais do Paraná

publicado 22/03/2022 09h57, última modificação 22/03/2022 09h57
Projeto de extensão da UNILA desenvolve ação em escolas estaduais do Paraná, coletando resíduos orgânicos do refeitório para produção de biogás e biofertilizante para reutilização na horta escolar.

O projeto de extensão "Investigação do Potencial de Geração de Biogás e Biofertilizantes Utilizando Resíduos Orgânicos Alimentando Pequenos Biodigestores em Colégios Estaduais do Paraná", coordenado pelo professor Ricardo Morel Hartmann, doutor em engenharia mecânica, e orientado pela professora Andréia Cristina Furtado, doutora em engenharia química e pelo professor doutor em geografia, Diego Flores, tem como propósito desenvolver atividades nas escolas estudais do Paraná, com o objetivo de coletar resíduos orgânicos do refeitório para produção de biogás e biofertilizante para reutilização na horta escolar.

Nesse processo, o resíduo que antes era um problema torna-se combustível e pode ajudar a diminuir gastos com a aquisição de combustíveis como gás natural, GLP, óleo diesel, etc.

Financiado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná - SETI/PR e pela Pró-Reitoria de Extensão da UNILA, o projeto oferece cinco bolsas de estudos, ofertadas aos discentes da graduação da universidade e a um recém formado do curso de engenharia. A coordenação é do

As atividades iniciaram no mês de fevereiro e estão acontecendo a todo vapor, envolvendo alunos e alunas do Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva, que foi escolhido para ser a escola piloto da ação. A proposta é desenvolver atividades com o ensino médio, de modo a contribuir com a formação de futuros profissionais preparados para os desafios em energias renováveis, indústria 4.0, conectividade móvel e TI e também estimular a formação de futuros cientistas nas áreas de ciências naturais, ciências da computação e engenharias.

Um dos principais objetivos da ação é transferir conhecimentos físico-químicos sobre biogás e sua produção utilizando pequenos biodigestores, que são equipamentos construídos para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica através da ausência de oxigênio.
Após a realização das atividades no colégio, serão calculadas as quantidade de resíduos transformados em biogás e biofertilizantes, que não foram enviados ao aterro sanitário, economizando óleo Diesel e emissões de CO2 relacionados.

Será desenvolvido um aplicativo para celular e Tablet para calcular a quantidade de resíduos que evitou-se levar ao aterro sanitário, bem como as emissões de CO2 com este transporte. O aplicativo servirá também como diário de campo dos alunes da escola, pois aplicará conceitos de geoprocessamento para o cálculo das distâncias que seriam percorridas pelos caminhões transportando o resíduo que foi evitado enviar ao aterro.

A proposta da ação é expandir suas atividades para outras escolas estaduais do município de Foz do Iguaçu e, com isso, contribuir para preparação de uma nova geração de estudantes, com conhecimentos robustos sobre teoria de energia, produção de biogás de modo a estarem preparados para construírem um ambiente mais sustentável.

Links relacionados: SIGAA UNILAProjeto Biogás