Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Extensão - PROEX > Comunicação Extensão > Extensão em Ação > Acordo de cooperação entre o Coral da Unila e o Coral da Universidade Federal do ABC

publicado 12/09/2022 07h26, última modificação 11/10/2022 16h24
Apresentação em homenagem à Moacir Santos e Because, de John Lennon e Paul McCartney

O projeto de extensão Coral da Unila, firmou uma parceria institucional com o Coral da Universidade Federal do ABC durante o ano de 2020, que resultou em dois vídeos: “𝐴𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒𝑚 ℎ𝑜𝑚𝑒𝑛𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑎̀ 𝑀𝑜𝑎𝑐𝑖𝑟 𝑆𝑎𝑛𝑡𝑜𝑠” e “𝐵𝑒𝑐𝑎𝑢𝑠𝑒, 𝑑𝑒 𝐽𝑜ℎ𝑛 𝐿𝑒𝑛𝑛𝑜𝑛 𝑒 𝑃𝑎𝑢𝑙 𝑀𝑐𝐶𝑎𝑟𝑡𝑛𝑒𝑦”. No contexto da pandemia, essa parceria ocorreu integralmente na modalidade remota, sob direção musical a distância do regente Gustavo Henrique Pinto, que auxiliou o Coro da UFABC propondo a criação de um coral virtual.

Gustavo Henrique, regente do Coral comenta sobre o processo de estruturação do coral e sobre a necessidade de  montar uma estrutura pedagógica para criação das trilhas musicais: “Escolhemos uma música, eu peguei as bases, gravamos e usamos essas referências. Mandei para os coralistas, eles gravaram e mandaram os áudios. Caso houvesse algum erro, voltava para eles e continuávamos o processo. Abrimos uma nuvem, as pessoas enviaram os áudios, eu editei todo o material e fiz uma pista de direcionamento, onde as pessoas gravaram os vídeos dublando a própria voz, ouvindo este áudio. As bases musicais como: sonoridade da voz; onde respirar; pronúncia do inglês; como que a contralto tem que cantar?; como que a soprano tem que cantar?; eram passadas nos ensaios, que ocorriam virtualmente todas as terças-feiras, das 18h às 19h30”.

O projeto contou com bolsistas das duas instituições, que foram responsáveis pela edição dos dois vídeos realizados pelos projetos.

No final da parceria, o regente realizou oficinas com os bolsistas do Coro UFABC, para que eles pudessem desenvolver autonomia técnica para continuidade dos ensaios, no período de transição da contratação de um novo regente para o coral.

Because, de John Lennon e Paul McCartney:

Apresentação em homenagem à Moacir Santos:

Você também pode ter acesso a todas as ações que foram e estão sendo realizados pelos extensionistas da UNILA, na página do SIGAA https://sig.unila.edu.br/sigaa/public/home.jsf