Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Extensão - PROEX > Comunicação Extensão > Extensão em Ação > Óleo que sobra da preparação de alimentos vira sabão e fonte de renda
conteúdo

Óleo que sobra da preparação de alimentos vira sabão e fonte de renda

publicado 12/09/2022 07h26, última modificação 12/09/2022 07h26
Projeto de extensão prepara sabão com propriedades fitoterápicas e emolientes a partir do óleo vegetal de cozinha

O projeto de extensão "Preparação de sabão com Propriedades Fitoterápicas e emolientes a partir do Óleo Vegetal de cozinha" busca realizar o reaproveitamento do óleo residual produzido por setores domésticos, bares , restaurantes entre outros, para produzir um sabão com propriedades e características diferenciadas em relação aos sabões comuns.

No início de 2021, ainda com algumas limitações da pandemia, os integrantes do projeto conseguiram  operacionalizar algumas atividades, mesmo em meio à pandemia. O projeto realizou uma oficina em uma escola Rural de Hernadarias, Paraguay, dirigida a professores da região. Foi consolidada a parceria com a Secretaria de Direitos Humanos de Foz do Iguaçu na Pessoa da Kelly Trento. Também foi estabelecido contato com o clube de mães através da Assistente Social Myrian Concepción.

Em Foz do Iguaçu foram realizadas oficinas de preparação de sabão na comunidade Bubas de Foz do Iguaçu. Nesta oportunidade tiveram a participação de moradores da região e vizinhanças. Os resultados serviram para que pudessem levar à comunidade uma forma de produzir um sabão com características bem específicas, como também uma forma de renda alternativa.

O projeto também realizou oficinas em Vila Velha e São Sebastian – Lagoa Dourada, evidenciando a importância de envolver os moradores e a população carente da região, para que tenham uma alternativa de complementação de renda, por exemplo, pois a reciclagem de um material, óleo de cozinha que normalmente é jogado fora, torna-se um potencial para a preparação de um novo produto que pode trazer fins lucrativos para uma família de baixa renda e ensina a preservar o meio ambiente.

A participação foi intensa com todos os participantes e as discussões em torno de como fazer um sabão com propriedades medicinais se torna importante e ajuda no dia a dia na limpeza de utensílios domésticos e principalmente no banho de animais domésticos. Em todas essas oficinas,  ensinar as pessoas de escassos recursos como proceder para a preparação de sabão de uso doméstico.