Você está aqui: Página Inicial > Saúde Mental > Rede de urgência em saúde
conteúdo

Rede de urgência em saúde

publicado 08/04/2022 09h17, última modificação 07/08/2025 13h35

Rede de urgência em saúde.png

1.png Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

A UPA é o serviço disponível 24 horas por dia que atende a todas as urgências em saúde, inclusive as vinculadas a crises de saúde mental, independentemente se ela possui ou não cartão SUS (BRASIL, 2004).

Quando devo procurar ou levar um amigo/a até a UPA?

Em situação de agravamento/crise de um transtorno mental, como crises agudas de pânico (forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhada de sintomas físicos como dificuldade de respirar, suor frio, taquicardia, etc.); falas desconexas com a realidade; pensamento ou comportamento desorganizado; confusão mental; delírios; Alucinações; ideação e/ou tentativa de suicídio; em situações de intoxicação aguda decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas.
Em qualquer situação de urgência com ou sem risco potencial de vida, em que a pessoa necessite de assistência imediata. Você pode ir até a UPA por conta própria - sozinho ou com a ajuda de alguém - ou chegar pelo atendimento do SAMU (Telefone 192).

Onde encontrar?

UPA João Samek

Rua Iacanga, 330 – esquina com a Avenida Américo Sasdelli - Jardim das Palmeiras

Telefone: 2105-8000

UPA Dr. Walter Cavalcante Barbosa

Av. Mario Filho, 445 - Parque Res. Morumbi

Telefone: 2105-80802

2.png Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) - 192

O SAMU é o serviço de atendimento móvel em casos de urgência e emergência que tem como finalidade prestar serviço pré-hospitalar ao cidadão. Este serviço pode ser requisitado de qualquer lugar em que a pessoa esteja, o que abrange, por exemplo: residências, locais de trabalho, vias públicas, universidade e etc. O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por profissionais que identificam a emergência e designam a melhor forma de proceder conforme a necessidade do usuário. Os procedimentos adotados pelos técnicos do SAMU comumente abrangem desde orientações iniciais de como agir até o envio imediato de profissionais capacitados para o local da urgência (BRASIL, 2003).

Quando devo chamar o SAMU?

  • Em situações de crise em saúde mental;

  • Quando alguém estiver colocando a si e/ou aos outros em risco;

  • Quando alguém apresentar desorganização de pensamento, fala e/ou estado de ânimo; percepção clara, definida e convicta de um objeto inexistente; delírios; confusão mental; gritos injustificados; agitação psicomotora e etc;

  • Em casos de intoxicação aguda por álcool e outras drogas;

  • Quando alguém realizar uma tentativa de suicídio ou estiver em iminência de fazê-lo;

  • Quando alguém realizar ameaças físicas e verbais progressivas. 

3.png Centro de Valorização da Vida (CVV) - 188

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat por 24 horas todos os dias.

Quando devo procurar a CVV ou indicar o CVV?

Em situações de ideação suicida, ou seja, vontade de fazer algo para machucar-se, colocando em risco a própria vida. Situações de desesperança, angústia extrema e necessidade de apoio emocional imediato.

Onde encontrar?

Pelo número 188 (chamada telefônica) ou pelo site www.cvv.org.br (para chat, e-mail e outras
informações).

Voltar à página inicial 

assinatura1.png