Você está aqui: Página Inicial > Saúde Mental > Rede de atenção à saúde mental
conteúdo

Rede de atenção à saúde mental

publicado 08/04/2022 09h17, última modificação 12/04/2022 09h55

Rede de urgência em saúde.png


1.png Unidade Básica de Saúde (UBS):

As UBS possibilitam o primeiro acesso das pessoas ao SUS, esta é a porta de entrada para todos os serviços de saúde, exceto em casos de urgência e
emergência. Este é o local onde você pode receber orientações diversas, atendimentos multiprofissionais e encaminhamentos, inclusive os relacionados a
saúde mental.


Quando devo procurar a UBS?

  • Para realizar consultas clínicas, acompanhamento e tratamento, quando perceber que algo está prejudicando a realização das suas atividades diárias, como por exemplo: tristeza, desânimo, perda do prazer de viver, irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade, medo, dentre outros.
  • Para obter, quando necessário, encaminhamento a serviços especializados da rede de atenção psicossocial, como por exemplo o CAPS, ambulatório de saúde mental entre outros.

 

Onde encontrar?

Encontre a UBS mais próxima da sua residência através deste link para o site da prefeitura – ou digite https://bit.ly/UBS-Foz no seu navegador.

Ou através da Central de atendimento ao cidadão pelo telefone (45) 2105-1000.

Para realizar as consultas nos serviços de saúde, o paciente deve apresentar o cartão SUS e o documento de identificação (Exemplo: RG ou CRNM).

Se você ainda não possui o cartão SUS, procure as UBS munido do documento de identificação e comprovante de endereço.


2.png  Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II)

O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS. É um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes. Realiza acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo fortalecimento de laços familiares e comunitários, propiciando o acesso ao trabalho, lazer e direitos civis. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospital psiquiátrico (BRASIL,2004). O acesso ao CAPS II ocorrerá via encaminhamento da UBS ou de outros serviços de saúde.


Onde encontrar?

Rua Lamartine Babo, 780 - Parque Monjolo.
Telefone: 39013559


3.png Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD)

É um CAPS especializado em proporcionar a atenção integral e contínua às pessoas com necessidades relacionadas ao consumo prejudicial de álcool e outras drogas. Você pode acessar o CAPS AD diretamente, não há necessidade de encaminhamento de outros setores!


Quando devo procurar o CAPS AD?

Quando a sua relação com o consumo de álcool e outras drogas é abusiva ou de dependência, apresentando danos à sua saúde e/ou sofrimento às pessoas ao seu redor.


Onde encontrar?

Rua Vereador Moacir Pereira, n°900 - Vila Yolanda.
Telefone: 2105-8182 / 2105-8183

Voltar à página inicial 

assinatura1.png