Você está aqui: Página Inicial > Revistas > Revista Peabiru
conteúdo

Revista Peabiru

publicado 12/01/2019 00h21, última modificação 12/01/2019 00h21
A Peabiru é uma revista multimídia e colaborativa sobre cultura latino-americana, que tem como objetivo fazer circular a diversidade de vozes existentes na Universidade Federal da Integração Latino-Americana e na região de fronteira onde a UNILA está inserida.

A Peabiru é uma revista multimídia e colaborativa sobre cultura latino-americana, que tem como objetivo fazer circular a diversidade de vozes existentes na Universidade Federal da Integração Latino-Americana e na região de fronteira onde a UNILA está inserida. Criada como projeto de extensão, foi desenvolvida por servidores técnico-administrativos, professores e estudantes da Universidade e pela comunidade regional e internacional. A partir dos avanços das edições da Peabiru, encontramos o lugar-comum sobre a nossa cultura latino-americana, o seu ponto de convergência: a resistência.

 

A revista é uma realização da Secretaria de Comunicação (SECOM) e da Pró-Reitoria de Extensão, e conta com o apoio do programa Mais Cultura nas Universidades e da Editora Universitária da UNILA, EDUNILA.
Leia mais: https://unila.edu.br/revistas

 

Um saber que ilustra a capa e a contracapa desta última edição, com o grafite de duas mulheres latino-americanas e com a frase “Nuestra cultura es resistencia” – trabalho este que foi trazido até nós pela artista peruana Mônica Miros, durante a participação da equipe da Peabiru no evento Casa Tomada, na Casa das Américas, em Cuba. Esta capa ilustra o eixo de nosso processo produtivo, a colaboração, as múltiplas autorias que desenharam nosso escopo editorial a cada edição; e delas surgiram matérias, imagens e ilustrações sobre tradições, costumes, linguagens, arte, modos de vida de povos indígenas, de mulheres e de comunidades étnico-raciais diversas. Foram pessoas da Universidade, da comunidade da fronteira, do Brasil inteiro e de vários países da América Latina, que ocuparam a revista como um espaço de visibilidade.