Institucional
Ações da Pró-Reitoria de Graduação
A Pró-Reitoria de Graduação vem trabalhando para consolidar, na UNILA, programas que promovam o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes. As ações envolvem, ainda, a desburocratização dos fluxos institucionais, a transparência e a implementação da curricularização da extensão.
Assessoria Pedagógica e Regime de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico
A atenção a ações de caráter pedagógico tem sido uma das prioridades da PROGRAD. Como destaque, está a implementação do Regime de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (RADA) e das regras para prorrogação do prazo máximo de integralização dos cursos de graduação da UNILA (voltada aos discentes jubilandos). Ambas as ações buscam promover a sinergia entre a PROGRAD e os cursos de graduação, no sentido de mitigar a retenção e a evasão discente e qualificar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Para isso, foi criada, na PROGRAD, a Assessoria Pedagógica, responsável por realizar a gestão dessas ações, oferecer atendimento pedagógico e ofertar atividades como oficinas com temáticas relativas ao processo de ensino-aprendizagem e ao desempenho acadêmico. No primeiro semestre de implementação do RADA (período letivo 2022.1), 11 cursos de graduação formaram suas Comissões de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (COADAs) e um total de 243 estudantes foram inseridos no programa, sendo realizadas reuniões entre a Assessoria Pedagógica e os(as) docentes acompanhantes das COADAs, bem como elaboração de planos de estudo e atendimentos pedagógicos individuais e coletivos.
Atenção ao desenvolvimento acadêmico de estudantes com deficiência, indígenas, refugiados, portadores de visto humanitário e haitianos
Buscando a promoção da equidade nas oportunidades acadêmicas, esforços foram realizados para a consolidação de programas voltados aos públicos de estudantes com deficiência, indígenas, refugiados e portadores de visto humanitário, entendendo os desafios especiais enfrentados por esses públicos em relação à permanência e à adaptação à vida acadêmica. Em um cenário de fortes restrições orçamentárias, esses foram os programas prioritários de fomento, recebendo tanto aumento do número de bolsas quanto do número de mensalidades pagas. Assim, os estudantes desses segmentos têm a oportunidade de receber atendimento de monitores que os auxiliam no letramento acadêmico, no bilinguismo e na matemática (para indígenas e refugiados), na adaptação de materiais e na redução de barreiras físicas, comunicacionais, sociais e atitudinais (para estudantes com deficiência), contribuindo para a permanência e o aproveitamento acadêmico desses estudantes, além de difundir a monitoria como prática de formação na graduação.
Uma novidade foi a criação de uma tutoria especialmente voltada a estudantes haitianos. Esta ação, que se iniciou na segunda metade de 2022, é um reconhecimento de que os haitianos se consolidaram como uma das principais nacionalidades da UNILA (a terceira nacionalidade de estudantes internacionais) e possuem necessidades específicas considerando seu contexto linguístico-cultural. Assim, esta nova tutoria, que deve ser ampliada em 2023, busca auxiliar na superação de tais dificuldades e promover a inclusão e o desenvolvimento acadêmico de estudantes haitianos na Universidade.
Programas de fomento ao ensino na UNILA que foram priorizados e consolidados nos últimos dois anos:
Programa |
2019 |
2022 |
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Programa de Apoio Financeiro ao Desenvolvimento Acadêmico dos Estudantes com Deficiência - PADA PcD |
cotas de auxílios |
6 |
10 |
mensalidades |
6 |
11 |
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Monitoria de Ensino na Modalidade de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência |
número de bolsas |
4 |
20 |
mensalidades por bolsa |
5 |
11 |
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Monitoria para Estudantes Indígenas, Refugiados e Portadores de Visto Humanitário |
número de bolsas |
9 |
20 |
mensalidades por bolsa |
4 |
11 |
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Tutoria para Haitianos |
número de bolsas |
– |
7 |
mensalidades por bolsa |
– |
4 |
Por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, outras ações voltadas a este público foram realizadas, com destaque a:
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Estabelecimento de fluxo/protocolo de atendimento de estudantes com deficiência;
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Identificação de aluno com deficiência/necessidade educacional específica nas turmas do SIGAA, de modo que os docentes possam visualizar parecer sobre as necessidades educacionais específicas do estudante;
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Estabelecimento de fluxo para a gestão do serviço de Tradução e Interpretação de Libras, com a disponibilização de formulário de solicitação;
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Contratação de tradutores e intérpretes de Libras terceirizados, para o atendimento do crescente número de estudantes surdos/deficientes auditivos na UNILA;
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Cursos de capacitação a docentes e TAEs: "Práticas Pedagógicas Acessíveis", "Quebra de barreiras em recursos educacionais" e “Acessibilidade em interfaces Web", em parceria com a PROGEPE e o Departamento de Educação a Distância;
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Apoio no processo de adequações para acessibilidade no Alojamento Estudantil e no Jardim Universitário e processos de aquisição de equipamentos;
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Envolvimento em ações externas com parceiros como Rede + Inclusão e Itaipu Binacional.
Aumento do valor das bolsas
Em consonância com a iniciação científica e a extensão, a partir de setembro de 2022 todas as bolsas de programas de fomento da PROGRAD receberam aumento de 25%, passando de R$400 para R$500, no caso das bolsas para a graduação. Este valor normalmente segue os valores estabelecidos pelo CNPq, que, entretanto, permanecem estagnados desde 2013, quando houve o último reajuste.
Programas de fomento externo
No ano de 2022, a UNILA também foi contemplada novamente em quatro programas com fomento externo, com destaque para o grande aumento no número de bolsas, em especial nos programas de formação de professores.
Programas da UNILA com fomento externo e voltados ao ensino, em 2022:
Programa (Coordenação institucional) |
Fonte dos recursos |
Número de bolsas para discentes |
Programa Educação Tutorial - PET/Conexões de Saberes - Literatura e Cultura como espaços de integração da Universidade no projeto latino-americano (Coordenadora: Profa. Laura Amato) |
FNDE - Ministério da Educação |
6 |
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET Saúde Gestão e Assistência na Territorialidade Transfronteiriça (Coordenador: Prof. Giuliano Derrosso) |
Ministério da Saúde |
40 |
PIBID - Programa de Iniciação à Docência (Coordenadora: Profa. Maria das Graças Cleophas Porto) |
CAPES - Ministério da Educação |
96 |
PRP - Programa Residência Pedagógica (Coordenador: Prof. Sérgio Henrique Teixeira) |
CAPES - Ministério da Educação |
75 |
Transformação digital
Grandes mudanças foram realizadas na forma de se realizar solicitações discentes relacionadas a cadastro, vida acadêmica e registros acadêmicos. Por meio de ferramentas desenvolvidas pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação, vários serviços – que antes os estudantes precisavam solicitar em diferentes setores – agora podem ser solicitados em um único canal digital, a Central de Serviços, dispensando a presencialidade e a necessidade de documentos e assinaturas físicas, facilitando a possibilidade de acompanhamento da solicitação e fortalecendo a transparência e a eficiência administrativa. A matrícula em Trabalho de Conclusão de Curso, o aceite pelo orientador e o cadastro de bancas também passaram a ser realizados inteiramente via SIGAA. A partir de 2022, a UNILA também implementou o Diploma Digital, por meio da integração entre o SIGAA e a plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o que permitiu a emissão e o registro digital de diplomas, atendendo às novas normativas do Ministério da Educação. Mais uma vez, todo o processo dispensa a presencialidade física, tanto para o registro e a coleta de assinaturas quanto para o recebimento dos diplomas.
A transformação digital também atingiu aqueles que ainda pretendem ingressar na UNILA. A instituição tornou-se uma das primeiras universidades federais do país a realizar seu processo de seleção e matrícula de novos ingressantes de forma totalmente digital. Também foi feita uma simplificação da documentação necessária para a matrícula, fornecendo, ainda, orientações em espanhol e francês para candidatos internacionais.
Em paralelo, em parceria com a Secretaria de Comunicação, tanto a página da PROGRAD quanto o Portal de Ingresso foram reformulados. Várias novas páginas foram criadas, disponibilizando de forma amigável informações, manuais e tutoriais sobre diversos serviços. Espera-se, assim, estimular um maior esclarecimento sobre o funcionamento da graduação na UNILA e dos processos seletivos, assim como maior autonomia do usuário para a obtenção da informação de que necessita. Além disso, dados sobre a graduação foram disponibilizados no Portal de Dados Abertos e no Painel Integrado. Além da facilidade para os usuários, esta transformação digital também permitiu um grande avanço na transparência ativa da Universidade em relação ao cidadão.
Avanços normativos
Vários documentos que impactam o bom funcionamento da graduação foram elaborados ou revisados. Entre eles, pode-se destacar:
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A revisão das Normas de Graduação, principal documento orientador do funcionamento de graduação na UNILA;
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A Curricularização da Extensão nos cursos de graduação;
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O documento orientador para Elaboração/Reformulação de Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da instituição e as sugestões de roteiro para elaboração do Regulamento Complementar do Estágio Obrigatório e do Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso, com o objetivo de auxiliar os cursos na elaboração de tais documentos;
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O Programa de Consolidação Acadêmica, que, no âmbito do ensino, revisou e desburocratizou o funcionamento do Programa de Vivência em Componentes Curriculares (PVCC);
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As novas normas para Colação de Grau e Diplomação;
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Nova Instrução Normativa sobre a realização de estágios, incluindo aqueles realizados no exterior;
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Nova resolução sobre o Colegiado Acadêmico do Ciclo Comum de Estudos, que agora avança na aprovação de seu regimento interno e na rediscussão sobre o Ciclo Comum na Universidade.
Desafios
Os últimos anos foram certamente bastante desafiadores para a Educação Superior, em função da pandemia de Covid-19 e da implementação do ensino remoto, levando à necessidade de discussão, planejamento e elaboração de normas e procedimentos especiais para o período, buscando garantir a segurança da comunidade universitária, em consonância com a continuidade dos estudos com excelência acadêmica, bem como durante o processo de retorno à presencialidade. Este cenário também impôs grandes dificuldades para o ingresso e a permanência de estudantes no ensino superior.
Também se constituíram em uma das grandes dificuldades recentes da graduação na UNILA as restrições orçamentárias e os frequentes cortes e contingenciamentos, que trouxeram insegurança quanto à manutenção das ações, incluindo, por exemplo, a diminuição do número de bolsas para o Programa de Monitoria Acadêmica, o mais antigo da PROGRAD.
Entre os próximos passos planejados para a graduação na UNILA, estão a aprovação de uma política de egressos, de uma regulamentação geral de ingresso, a institucionalização do programa de projetos de ensino e a implementação da curricularização da extensão em todos os cursos.