Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Galeria de Reitores
conteúdo

GALERIA DE REITORES

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), criada pela Lei nº 12.189/2010, é um órgão de natureza jurídica autárquica, vinculada ao Ministério da Educação, com sede e foro na cidade de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná.

Desde a sua criação, a Universidade já teve a nomeação de quatro reitores. 

Gestão 2019 - atual

11.png

Reitor:
Gleisson Alisson Pereira de Brito

Vice-reitor:
Luis Evélio Garcia Acevedo

Primeiro reitor da UNILA eleito pela comunidade universitária, foi nomeado em 2019.

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).  Mestre e doutor em Biologia Celular e Molecular, com concentração em Fisiologia, ambos na UFPR.

Atuou como professor de ensino superior na Faculdade Litoral Sul (Fasul), na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), na Universidade Gama Filho (UGF), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e na UFPR. Ingressou na carreira docente na UNILA em 2013.

 

Gestão 2017 a 2019

12.png

Reitor:
Gustavo de Oliveira Vieira

Vice-reitora:
Cecilia Maria de Morais Machado Angileli

Gustavo Oliveira Vieira é graduado e mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), respectivamente em 2002 e 2005. Em 2012, concluiu o doutorado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com parte da pesquisa desenvolvida na University of Manitoba, Canadá.

Atuou como pesquisador junto ao Landmine Action UK and Mines Action Canada. Foi tutor na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), na UNISC, na Universidade Franciscana (UFN), na Unisinos, na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e é docente da UNILA, desde 2014.

Foi nomeado reitor pro tempore da UNILA em junho de 2017 e permaneceu no cargo até junho de 2019.

Gestão 2013 a 2017

9.png

Reitor:
Josué Modesto dos Passos Subrinho

Vice-reitor:
Nielsen de Paula Pires

Josué Modesto dos Passos Subrinho é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Fez mestrado (1983) e doutorado (1992), ambos em História Econômica, na Universidade de Campinas (Unicamp).

Professor do Departamento de Economia da Universidade de Sergipe, entre 1996 e 2004 atuou como vice-reitor. Em 2004, assumiu o cargo de Reitor da UFS, permanecendo até 2012. Durante sua gestão naquela instituição, destacou-se pelo impulso ao crescimento da oferta. 

Em 2013, foi nomeado reitor pro tempore da UNILA, permanecendo no cargo até o ano de 2017.


Gestão 2010 a 2013

10.png

Reitor:
Hélgio Henrique Casses Trindade

Vice-reitores:
Geronimo de Sierra (2010 a 2013)
Nielsen de Paula Pires (2013) 

Foi o primeiro reitor (pro tempore) da UNILA. Antes de ser nomeado reitor, presidiu a comissão de implantação da universidade.

Hélgio Henrique Casses Trindade iniciou sua trajetória em 1964, com a graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). No mesmo ano, especializou-se em Desenvolvimento Econômico, pela Comissão Econômica para a América Latina (Cepal). Em 1967, concluiu especialização em Diplomè na Section Politique et Sociale pelo Institut d’Ètudes Politiques (Science-Pô). Seu título de doutor em Estudos Políticos foi obtido na Universitè Paris 1 (Pantheon-Sorbonne). É autor de diversas obras na área de Ciência Política e um dos mais respeitados estudiosos de sua área.

Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi reitor entre 1992 e 1996.  Antes disso, havia atuado como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (1985 a 1988).

 

Para saber mais sobre a Universidade, acesse a página Sobre a UNILA.