Institucional
Valorização do ensino, pesquisa e extensão
A UNILA irá implementar, a partir de 1º de setembro, um aumento de 25% no valor das bolsas de iniciação científica, de extensão e de monitoria acadêmica. Desta forma, as bolsas da Universidade passarão de R$ 400 para R$ 500. O último aumento foi registrado em 2013, momento no qual foram definidos os valores de base para as bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado pelo CNPq, que se mantêm até hoje.
Recentemente, a Fundação Araucária aumentou o valor das bolsas financiadas pela instituição em 25%. Com isso, a PROEX, a PRPPG e a PROGRAD analisaram a viabilidade de realizar um nivelamento no valor de todas as bolsas, fazendo uma suplementação nas outras bolsas não oriundas da Fundação Araucária, que são financiadas com recursos da UNILA, e em bolsas advindas de outras agências de fomento, como o CNPq. O objetivo é assegurar a equidade nos valores recebidos para todos os estudantes de graduação da Universidade, tendo como base o novo valor concedido pela Fundação Araucária.
“O aumento do valor das bolsas é essencial para consolidação da pesquisa e da extensão na UNILA e para a consolidação das atividades de ensino fomentadas com bolsas em nossa Instituição. Ainda, o aumento é muito bem-vindo aos alunos beneficiários, visto o tempo em que os valores estavam estagnados, e esperamos que tenha impacto positivo, valorizando os mesmos e contribuindo na permanência de nossos estudantes, participantes destas ações. É um compromisso que a UNILA assume junto aos estudantes e é um reconhecimento de que as atividades de ensino, pesquisa e extensão são essenciais na busca de uma Universidade de excelência”, ressalta o reitor Gleisson Brito.