Orientações para atendimento na rede de atenção em saúde mental da UNILA e de Foz do Iguaçu
A finalidade desta página é oferecer as informações necessárias caso você ou alguém próximo precise de atendimento em saúde mental e em situações de crise.
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes – viviam com um transtorno mental no mundo (OMS, 2022). No Brasil 3% da população (cerca de 5 milhões de pessoas no Brasil) necessitam de cuidados contínuos para transtornos mentais severos e persistentes, e mais 9% precisam de atendimento eventual para transtornos menos graves, totalizando 12% da população geral do país, ou seja, cerca de 20 milhões de pessoas (BRASIL, 2013). Deste modo, é importante refletir que no decorrer das nossas vidas passamos por momentos que potencializam o nosso sofrimento e é importante saber a hora de buscar atendimento profissional.
As pessoas em sofrimento psíquico e crise em saúde mental, geralmente, precisam de ajuda, e em alguns casos essa ajuda precisa ser imediata ou o quanto antes.
A leitura atenta deste manual permitirá que você conheça os serviços de atendimento em saúde mental da UNILA e na rede de atenção em saúde mental de Foz do Iguaçu e assim possa recorrer a ela quando necessário ou orientar corretamente um amigo ou familiar.