Você está aqui: Página Inicial > Informes > Workshop sobre gestão de riscos

Workshop sobre gestão de riscos

SERVIDORES

Entre os dias 24 de maio e 1º de junho, a PROPLAN realizou uma atividade de capacitação aos servidores com o intuito de avançar na consolidação da gestão de riscos na UNILA.
publicado: 07/06/2022 15h15, última modificação: 07/06/2022 17h22

O Workshop "Gestão de Riscos" foi realizado nos dias 24, 25, 26 e 31 de maio e 1º de junho, no auditório do Campus Integração, pela PROPLAN, em parceria com a PROGEPE e a Auditoria Interna. A atividade teve como instrutores os técnico-administrativos Diego Soares Alves, chefe da Seção de Apoio à Governança, e Lisandra Rosa Moraes, auditora-chefe na UNILA, e o professor Jamur Johnas Marchi, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças.

O evento de capacitação contou com a participação de servidores de diversas macrounidades, como PROAGI, PROGRAD, Auditoria Interna, PROPLAN, PRAE, SECOM, SECIC, BIUNILA, PROEX, PROGEPE, Reitoria e Corregedoria, o que amplia a difusão e compreensão quanto à importância do Plano de Gestão de Riscos da UNILA para a governança institucional.

A gestão de risco é um pilar fundamental para a boa governança, uma vez que visa garantir o alcance dos objetivos organizacionais, sendo considerada uma boa prática para os órgãos de controle da Administração Pública. Ela possibilita ao corpo diretivo da Universidade prevenir, mitigar, compartilhar, aceitar ou mesmo gerir as incidências, e monitorar determinados processos que tragam riscos residuais acima do apetite de risco institucional.

Com metodologia própria gestada na PROPLAN, o workshop apresentou  além dos normativos e conteúdos teóricos mais atuais  atividades práticas para integrar conhecimentos e experiências de mapear riscos, aplicando todo o ciclo da gestão de riscos de maneira vivencial.

De modo eficiente, os participantes puderam exercitar, com exemplos das próprias áreas, o mapeamento de risco, as causas e os impactos/consequências, calcular o risco inerente, os controles existentes e o risco residual, realizar o mapa de calor, bem como o plano de resposta ao risco, considerando o apetite ao risco definido pelo Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controle Interno da UNILA.

“Esse evento destaca a capacidade dos servidores da PROPLAN em se apropriar de um conhecimento relativamente novo e transformá-lo em algo aplicável na prática para a melhoria dos nossos processos de trabalho, coadunando com a marca desta gestão, que é buscar a excelência em todas as atividades da Instituição. Outro ponto relevante notado ao longo do curso foi a capacidade dos servidores da UNILA de se engajar em absorver conhecimentos de alta complexidade, aplicando-os ao seu dia a dia de trabalho”, afirma o pró-reitor Jamur Johnas Marchi.

Com base no Plano de Gestão de Riscos da UNILA, todos puderam conhecer na prática a ferramenta ForRisco, que é disponibilizada por meio do Ministério da Educação para fomentar o gerenciamento de riscos no setor público. “Essa ferramenta foi adotada recentemente pela Instituição e terá um papel importante para os gestores monitorarem os riscos críticos de suas unidades”, explica o servidor Diego Soares Alves.

A expectativa é que sejam realizadas novas turmas do workshop, visando contribuir para a conscientização e capacitação da comunidade acadêmica diante dos novos desafios de governança e integridade que se apresentam no setor público.

registrado em: , , ,