Você está aqui: Página Inicial > Informes > Você está com a vacinação em dia?

Você está com a vacinação em dia?

Será realizada no PTI, no dia 14 de agosto, uma campanha de vacinação aberta à comunidade acadêmica da UNILA. Estarão disponíveis as vacinas contra febre amarela, influenza, hepatite B e Covid-19 (bivalente), além da tríplice viral e dupla adulta.
publicado: 07/08/2023 17h38, última modificação: 07/08/2023 17h46

No dia 14 de agosto, das 9h às 12h e das 13h às 16h, será realizada uma campanha de vacinação no PTI (bloco 3, espaço 2, sala 5), onde fica o Departamento de Atendimento à Saúde do Estudante (DEAS) da PRAE. Promovida por um projeto de extensão do Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira, da Unioeste, a atividade é aberta a discentes, docentes e técnico-administrativos da UNILA.

Estarão disponíveis, gratuitamente, as seguintes vacinas: hepatite B, tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), dupla adulta (difteria e tétano), febre amarela, influenza (gripe) e Covid-19 (bivalente). Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e carteira de vacinação (caso tenha uma).

Quem acabou de chegar à Universidade, ou quem não sabe onde está seu comprovante de vacina, também poderá se vacinar. A equipe estará à disposição para passar as orientações, e é possível começar um novo cronograma de vacinação.

Esta é a segunda vez que a campanha é desenvolvida em 2023. Na primeira, realizada no mês de maio, 484 vacinas foram aplicadas.

Importância de completar o calendário vacinal

Ter o calendário vacinal completo é crucial para garantir a proteção contra diversas doenças infecciosas e preveníveis por vacinação. O calendário vacinal brasileiro define as vacinas recomendadas e as idades em que elas devem ser administradas ao longo da vida de uma pessoa. As unidades básicas de saúde de Foz do Iguaçu dispõem de uma sala de vacinas que pode ser acessada sempre que necessário para atualizar sua carteira de vacinação.

Existem várias razões pelas quais é essencial seguir o calendário vacinal completo:

- Proteção individual: as vacinas são projetadas para estimular o sistema imunológico a desenvolver uma resposta protetora contra agentes patogênicos específicos. Ao receber todas as doses recomendadas, uma pessoa tem maior probabilidade de desenvolver imunidade adequada contra uma doença e, portanto, o risco de adoecer é reduzido;

- Proteção coletiva: a imunização generalizada é fundamental para criar a chamada “imunidade de rebanho” ou “imunidade coletiva”. Quando uma grande parte da população está vacinada contra uma doença, aquelas pessoas que não podem ser imunizadas (por exemplo, devido a problemas de saúde ou idade muito jovem) têm menor probabilidade de serem expostas ao agente infeccioso. Isso ajuda a proteger os grupos mais vulneráveis e a interromper a disseminação da doença na comunidade;

- Prevenção de surtos e epidemias: quando a cobertura vacinal é alta o suficiente, é possível evitar a propagação de doenças infecciosas na comunidade, prevenindo surtos e epidemias;

- Redução dos custos de saúde: a prevenção por meio da vacinação pode reduzir significativamente os custos de tratamento médico e hospitalização associados a doenças infecciosas. Isso beneficia tanto os indivíduos quanto os sistemas de saúde como um todo.

- Preservação da saúde pública: as vacinas têm sido fundamentais na erradicação ou no controle significativo de várias doenças, como a poliomielite e varíola. Seguir o calendário vacinal completo ajuda a manter essas doenças sob controle e a prevenir o ressurgimento de doenças previamente erradicadas.

- Viagens internacionais: muitos países têm requisitos específicos de vacinação para viajantes, especialmente em relação a doenças como febre amarela. Ter um calendário vacinal completo garante que os viajantes possam cumprir essas exigências e evitar a disseminação de doenças entre diferentes regiões.

É importante lembrar que o calendário básico de vacinação brasileiro é aquele definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública no país e atualizado regularmente pelo Ministério da Saúde com base em pesquisas científicas e na vigilância epidemiológica. Seguir as diretrizes do calendário vacinal é uma medida fundamental para proteger a saúde individual e coletiva, prevenindo doenças graves e potencialmente fatais. Sempre consulte um profissional de saúde para obter informações específicas sobre o calendário vacinal recomendado para sua região e idade.

A vacinação é uma estratégia muito importante de saúde pública, que salva vidas e é desenvolvida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

registrado em: , , ,