Institucional
Visita técnica
Nos dias 2 e 3 de outubro, alunos do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, do Colégio Estadual Arnaldo Busatto, realizaram visita técnica às unidades da UNILA, passando pelo Jardim Universitário, PTI e Campus Integração. A atividade, que teve como objetivo apresentar a estrutura e o funcionamento da Universidade e também as suas formas de ingresso, foi organizada pelo professor James Humberto Zomighani Junior, do curso de Geografia, e pelo egresso do curso de Geografia - Bacharelado e atualmente estudante de Geografia - Licenciatura da UNILA, Daniel Dantas Duarte. O acadêmico é, também, coordenador do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas no Colégio Estadual Arnaldo Busatto.
No primeiro dia, 2 de outubro, as turmas de 1º ano do ensino médio profissionalizante visitaram a Unidade Jardim Universitário e participaram de uma palestra de apresentação sobre a UNILA. Em seguida, conheceram salas de aula e laboratórios dos cursos de Medicina, Biotecnologia e disciplinas correlatas, atividade dirigida pela servidora Giseli Traesel, da Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico (SACT). Na sequência, os alunos foram até o Campus Integração, onde puderam conhecer as áreas comuns, alojamento e salas de aula. Por fim, visitaram o PTI, começando pelo bloco Barrageiros, onde funciona o laboratório temático especializado de Planejamento Territorial, Sistemas de Informações Geográficas e Cartografia Temática Digital, que serve aos cursos do ILATIT/PTI. Ainda no Parque, o grupo esteve nos blocos de salas de aula e, por fim, na biblioteca, onde foram recebidos pela bibliotecária Francielle Amaral, que explicou o funcionamento e as formas de empréstimo e consulta de livros para a comunidade acadêmica.
Já no dia 3 de outubro, foi a vez da visita à Universidade das turmas de 2º ano, que acompanharam, na Unidade Jardim Universitário, uma palestra sobre criptomoedas e tecnologia blockchain, ministrada por Erik Henrique, profissional da área de TI, que também atuou no PTI. Depois de conhecerem o JU, os alunos foram ao PTI, passando também pela biblioteca.
A iniciativa teve a intenção, também, de promover a UNILA, assim como suas formas de ingresso e cursos oferecidos, para os alunos do ensino médio que estão se encaminhando para a conclusão do curso técnico. Dessa forma, pretende-se que, a partir de 2025, haja mais estudantes da região do bairro Três Lagoas matriculados na UNILA, reforçando o papel transformador da Universidade em Foz do Iguaçu, promovendo desenvolvimento humano, por meio do ensino e da produção científica, para a sociedade.
Após a atividade, a direção do Colégio deixou uma mensagem aos servidores da Universidade envolvidos na organização da visita: “A direção do Colégio Estadual Arnaldo Busatto, juntamente com a coordenação pedagógica e demais professores que também estiveram presentes na visita, agradecem ao professor James e a equipe técnica da UNILA, que organizaram a visita e nos receberam com muito carinho!”
Esse agradecimento também se estende a uma série de profissionais que trabalharam diretamente para viabilizar a ação: Fabiana Colombelli, Keile Josieli Niedermeier e Ricardo Tadeu, do ILATIT; Gilcelia Aparecida Cordeiro e Giseli Karenina Traesel, da SACT; Francielle Amaral da Silva, da Biblioteca; Rodrigo e Diego da Divisão de Transportes (DITRAN).
Diante do sucesso e da boa experiência vivenciada por alunos e professores, a ideia é que esse tipo de visita torne-se uma rotina durante o ano letivo e seja também mais um instrumento efetivo da promoção da universidade pública na rede estadual de Foz do Iguaçu.