Extensão
Visita ao Porão da Memória
No dia 14 de julho, juízes de direito e técnicos da Justiça Federal realizaram uma visita ao projeto de extensão Porão da Memória, que montou uma exposição museológica no subsolo da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
O projeto é uma parceria da UNILA com a Fundação Cultural e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Cepac), e tem como objetivo valorizar o patrimônio cultural e a memória municipal, além de promover ações de educação patrimonial no centro histórico da cidade.
No atual prédio da Fundação Cultural funcionou o Fórum de Justiça, inaugurado em 1955. A edificação foi tombada pelo Cepac, em 2024, como patrimônio cultural municipal.
No local, estão expostos objetos históricos ligados à história do Poder Judiciário e à trajetória do antigo Fórum. Também foi montado um módulo expográfico dedicado à Casa de Harry Schinke, com coleções de farmacêutica, fotografia e objetos domiciliares.
Durante a visita, estudantes do curso de Mediação Cultural - Artes e Letras realizaram uma apresentação aos servidores do Poder Judiciário.
