Identidade UNILA
Unileiro no STF
Alexandre Andreatta, paranaense de Pato Branco e formado pela UNILA, é o novo diretor da Assessoria de Articulação Parlamentar (ARP) do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi nomeado e empossado no dia 30 de setembro pelo novo presidente do STF, ministro Edson Fachin, como um dos mais jovens integrantes da sua equipe de gabinete.
A ARP é um setor estratégico da corte, responsável por acompanhar a agenda legislativa e assessorar o presidente e o tribunal na condução da relação institucional entre o STF e o Congresso Nacional. Nesse papel, Andreatta terá a missão de zelar pelo diálogo entre os poderes e de garantir que os interesses institucionais do judiciário sejam ouvidos nas discussões parlamentares.
Formação acadêmica e trajetória
Graduado em Relações Internacionais e Integração e mestre em Integração Contemporânea da América Latina pela UNILA, Andreatta pertence à primeira turma de formandos da instituição. Sua pesquisa concentrou-se nos processos de integração regional e nos mecanismos de cooperação democrática. Posteriormente, formou-se em Direito pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília/DF, onde atualmente é professor no curso de Relações Internacionais.
Nos últimos oito anos, ele atuou em Montevidéu (Uruguai) como diretor do Observatório da Democracia do Parlasul, iniciativa dedicada ao acompanhamento de processos eleitorais e às dinâmicas democráticas na região. Nesse período, consolidou uma rede de contatos internacionais e aprofundou sua experiência em mediação política e institucional.
Concomitantemente, Andreatta assessorou diretamente o deputado federal Arlindo Chinaglia, decano da Câmara dos Deputados e atualmente em seu nono mandato. Na segunda gestão de Chinaglia como presidente do Parlasul, Andreatta atuou como secretário da Presidência do parlamento.
Informações e foto: STF