Você está aqui: Página Inicial > Informes > UNILA na Conae 2024
conteúdo

Institucional

UNILA na Conae 2024

Discentes da UNILA representarão a Universidade e a região oeste do Paraná na Conferência Nacional Extraordinária da Educação (Conae), que acontecerá em Brasília, de 28 a 30 de janeiro.
publicado: 20/12/2023 17h01, última modificação: 20/12/2023 20h59

As estudantes da UNILA Vanessa Anastácia Nobre da Silva e Jovana Schimidt Farias, ambas do curso de Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, representarão a Universidade e a região oeste do Paraná na Conferência Nacional Extraordinária da Educação (Conae) 2024, que acontecerá em Brasília, de 28 a 30 de janeiro.

Com o tema "Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável", a conferência visa debater políticas públicas na área da educação e contou com duas etapas prévias para a eleição de representantes regionais.

Na etapa de Foz do Iguaçu, realizada em 14 de novembro, na UNILA - Jardim Universitário, as discentes foram eleitas para representarem o município na etapa estadual. Na ocasião, também foram eleitos delegados os estudantes Maria Beatriz Barmaimon Garcia e Gabriel Acassio dos Santos, dos cursos de Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana e Geografia - Licenciatura, respectivamente.

Como representantes de Foz, os quatro estudantes da UNILA tiveram a oportunidade de participar da etapa estadual da conferência, que ocorreu nos dias 27 e 28 de novembro, em Curitiba. Após ciclos de debate e discussões – realizados na Sede do Sindicato dos Professores e Trabalhadores da Educação do Estado do Paraná (APP-Sindicato) –, Vanessa Anastácia e Jovana Schimidt candidataram-se como representantes estaduais e, das seis vagas destinadas à categoria de estudante do ensino superior, foram eleitas democraticamente pelos estudantes universitários presentes. Ao todo, o estado do Paraná terá 69 delegados(as) na etapa nacional.