Você está aqui: Página Inicial > Informes > Trabalho e bem-estar
conteúdo

Institucional

Trabalho e bem-estar

"Minuto da Ética" deste mês reforça a importância de um ambiente organizacional saudável.
publicado: 02/02/2024 15h38, última modificação: 02/02/2024 15h39

Com a chegada de um novo ano, chega, também, a possibilidade de planejar formas de promoção de um ambiente organizacional saudável para este período. Nesse aspecto, os gestores e líderes de equipe desempenham um papel relevante, especialmente quando atuam de forma harmoniosa com os subordinados e em colaboração com outros parceiros institucionais. Desse modo, para começar bem o ano, pondera-se sobre um importante aspecto que contribui para a melhoria do clima organizacional e para o sucesso da missão institucional: o bem-estar das pessoas.

Assim sendo, uma boa atitude a ser tomada para esse propósito é o estímulo à comunicação aberta e transparente, com a disponibilização de canais de comunicação que permitam a expressão de ideias e inquietações, de modo a acolher e a demonstrar a importância de cada indivíduo na instituição, além de contribuir para a resolução de problemas de maneira mais prática e proativa.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto 1.171/94) 

XIII - O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação”

Outra boa prática diz respeito ao incentivo à adoção de hábitos saudáveis no trabalho, a partir da realização de reuniões de alinhamento curtas, com pautas claras, assim como a adoção de postura cordial com os colegas de trabalho. Ambiente de trabalho com energia positiva reduz o estresse e aumenta a produtividade dos servidores.

Do mesmo modo, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional pode ajudar a garantir a saúde e bem-estar no trabalho. Pois de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto 1.171/94): 

VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.”

O compartilhamento de experiências também contribui para um ambiente profissional muito mais rico, pois estimula a criatividade e pode contribuir para o alcance de soluções inovadoras.

Por fim, é importante encorajar capacitações e fomentar ações educativas, pois profissionais tecnicamente bem formados contribuem para a melhoria da qualidade do serviço e auxiliam no fortalecimento da ética pública.

A Comissão de Ética dos servidores da UNILA está à disposição para, juntos, trabalharmos em prol de um ano repleto de bem-estar em nossas instalações!

Texto distribuído pela Comissão de Ética Pública (CEP)
e adaptado e divulgado pela Comissão de Ética da UNILA.