Você está aqui: Página Inicial > Informes > Tempo, reuniões e dinheiro (público)
conteúdo

Institucional

Tempo, reuniões e dinheiro (público)

Acesse o texto deste mês do "Minuto da Ética", que fala sobre a importância do respeito ao tempo
publicado: 08/06/2021 16h50, última modificação: 15/06/2021 16h42

Você já foi a uma reunião que começou com mais de meia hora de atraso? Por curiosidade, você já calculou quanto esse atraso custou? Trinta minutos nem parece muito, mas multiplique meia hora por cada participante: se forem 16 participantes, é como se oito horas – um dia inteiro de trabalho – tivessem sido desperdiçadas. 

Agora, imagine uma fila de espera para atendimento! Se 80 pessoas perdem meia hora, são 40 horas – uma semana inteira – que se perderam. Claro que há situações sobre as quais não se tem controle (acidentes e imprevistos acontecem), mas é muito importante esforçar-se para não causar atrasos aos outros, principalmente àqueles que mais dependem de sua atuação – e isso tem tudo a ver com Ética!

Ética é o conjunto de condutas e atitudes que inspiram confiança e respeito nas relações. E se a sociedade paga impostos para remunerar o tempo e dedicação dos(as) servidores(as), é necessário usá-los bem.
O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal lista diversas formas em que a conduta deve ser pautada, tanto pelo cumprimento de deveres quanto por observação às vedações, como nos exemplos abaixo:

XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;
o) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum;
XV - É vedado ao servidor público:
e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

Nestes tempos difíceis, respeitar o seu tempo e o tempo dos outros é fundamental. Atender bem a sociedade é uma forma de demonstrar o compromisso da Administração Pública com a construção de um país melhor para todos.
 

Texto inspirado em contribuição da Comissão de Ética do MPS – Boletim nº 34 (publicado em outubro de 2016), distribuído pela Comissão de Ética Pública (CEP) e adaptado e divulgado pela Comissão de Ética da UNILA.