Você está aqui: Página Inicial > Informes > Soluções para desafios climáticos
conteúdo

Identidade UNILA

Soluções para desafios climáticos

Observatório Latino-Americano da Geopolítica Energética, da UNILA, ganha prêmio no evento “Youth4Climate: Sparking Solutions”, em Roma.
publicado: 21/11/2023 17h52, última modificação: 21/11/2023 18h28

Representando a equipe do Observatório Latino-Americano da Geopolítica Energética, da UNILA, o egresso do curso de Engenharia Química Osman Cesar Granada participou do “Youth4Climate: Sparking Solutions”. O evento foi realizado em Roma, no mês de outubro, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália.

Participaram das atividades jovens finalistas de 70 países, que puderam expor suas soluções para desafios climáticos em suas respectivas comunidades. A apresentação de Osman garantiu à equipe do Observatório um financiamento de US$ 20.000 para a implementação da segunda fase do projeto de eletrificação da comunidade isolada na Amazônia peruana de Alto Mishagua, localizada em Megantoni, Departamento de Cusco.

A conclusão da primeira fase do projeto, em agosto deste ano, foi possível devido ao programa Student Energy Guided Projects, em parceria com a ONG Light Up the World. Durante esta etapa inaugural, a equipe instalou painéis solares que alimentam um sistema de internet via satélite para ser compartilhado pela comunidade. Saiba mais assistindo ao vídeo.

Já a segunda fase, prevista para 2024, almeja levar a eletricidade, por meio da energia solar, a cada uma das 40 residências da comunidade, consolidando, assim, o impacto positivo e duradouro do projeto na vida cotidiana dos habitantes locais. A iniciativa tem sido desenvolvida em conjunto com a comunidade e com a Light Up the World, além de ter contado com apoio da Student Energy, na primeira fase. O dinheiro do prêmio será integralmente utilizado para a conclusão do projeto.

Além de Osman, fazem parte da equipe os estudantes de Relações Internacionais e Integração Vitor Rissatti e Yanderi Fernandez; a egressa do Mestrado em Engenharia e Sustentabilidade Icoana Laís Martins; a egressa do curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar e moradora da comunidade onde o projeto foi instalado, Roxana Borda Mamani; e a cofundadora do Observatório, Joice Mendez.