Você está aqui: Página Inicial > Informes > Setembro Amarelo
conteúdo

Institucional

Setembro Amarelo

No segundo texto em alusão ao Setembro Amarelo, a Seção de Psicologia da PRAE traz orientações sobre o que fazer em situações de crise e sobre o fluxo de atendimento na rede pública municipal.
publicado: 15/09/2022 16h14, última modificação: 15/09/2022 22h42

A Seção de Psicologia (SEPSICO) da PRAE elaborou uma cartilha sobre a rede pública municipal de saúde mental, que orienta sobre o que fazer caso você ou alguém próximo precise de atendimento em saúde mental ou em situações de crise. Acesse a cartilha.

Além disso, entendendo a importância dos caminhos a se seguir em casos de crise – tentativa de suicídio ou surtos psicóticos –, a SEPSICO, em conjunto com a equipe da PRAE, construiu um fluxograma com orientações de como agir de forma efetiva nesses casos. Considerando que tentativa de suicídio é uma emergência em saúde, é extremamente necessário que, após o ato, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) seja imediatamente acionado, pelo número 192, para avaliação, acolhimento e primeiros socorros. Acesse o fluxograma.

Se você está pensando em tirar a própria vida ou conhece alguém que esteja tendo esses pensamentos, além de acessar a rede pública de saúde, é possível buscar a ajuda do Centro de Valorização da Vida (CVV). Para conversar com um voluntário e receber apoio sem julgamentos, basta ligar, gratuitamente, para o telefone 188 – ou entrar em contato pelo chat disponível no site do CVV. Ambos os serviços funcionam 24 horas por dia.

Também estão sendo organizadas duas atividades sobre o tema, abertas à comunidade e que serão realizadas nos dias 20 e 21 de setembro.

Oficina "Primeiros cuidados: como acolher alguém em sofrimento psíquico?"

A oficina será realizada no dia 20 de setembro, às 14h, na sala C108 do JU, e tem o objetivo de orientar a comunidade sobre o que fazer quando alguém próximo está em crise. A oficina será ministrada pelo psicólogo Rodrigo Daniel Trevizan (SEPSICO/PRAE).

As inscrições devem ser feitas via formulário eletrônico.  

Mesa-redonda "Saúde mental e prevenção ao suicídio"

A atividade ocorrerá no dia 21 de setembro, às 14h, na sala G101 do JU, e contará com a participação da psicóloga, mestra e doutora pela UFSC Ana Paula Araújo de Freitas, autora da tese de doutorado “Significados do comportamento suicida para profissionais e usuários nos contextos da atenção básica em saúde e assistência social”; e do enfermeiro e chefe da Divisão de Equipamentos de Saúde Mental de Foz do Iguaçu, Antônio Batista Santana Jr. A mediação será do psicólogo Alisson V. Silva Ferreira (SEPSICO/PRAE).

Inscrições via formulário eletrônico.

Texto: Seção de Psicologia (SEPSICO)

Referências:
Site do Setembro Amarelo: https://www.setembroamarelo.com/ 
Página da PRAE: https://portal.unila.edu.br/prae