Institucional
Serviço de impressão
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC) comunica que o novo contrato do serviço de impressão (outsourcing) da UNILA está em vigor de novembro de 2023 a novembro de 2027 (acesse o processo de contratação). Dessa forma, a CTIC esclarece que o planejamento e o dimensionamento deste novo contrato foi realizado pela gestão anterior, considerando a análise do perfil histórico de impressão até o ano de 2022. Portanto, com base nos dados históricos disponíveis naquele momento, iniciou-se o processo de contratação do serviço com a redução do número de impressoras e impressões/cópias a serem contratadas no novo contrato, conforme a tabela abaixo:
Contrato Anterior (até 11/2023) |
Contrato Novo (até 11/2027) |
|
Impressoras monocromáticas |
56 |
36 |
Impressoras policromáticas |
2 |
2 |
Franquia de impressões monocromáticas |
62.756/mês |
33.500/mês |
Franquia de impressões policromáticas |
2.069/mês |
1.500/mês |
Considerando que a atual gestão iniciou seus trabalhos durante o processo de contratação do outsourcing, o não prosseguimento, a alteração ou criação de um novo processo licitatório acarretaria a falta de tempo hábil para finalização, com provável término do contrato atual e consequente interrupção dos serviços de impressão. Portanto, a atual gestão da CTIC optou pela continuidade do processo, evitando tal interrupção abrupta dos serviços de impressão, fato que prejudicaria toda a comunidade acadêmica.
Como compreendeu-se, desde o início, que esta diminuição (principalmente da franquia de impressão) não é a ideal para o crescimento institucional, a CTIC comunica que está realizando as seguintes ações de curto e médio prazos para ampliação e melhoria dos serviços de impressão:
Curto prazo
- Supressão e reposicionamento de algumas impressoras, com base no histórico de utilização do equipamento, sendo que todos os equipamentos passarão a ter o uso prioritariamente compartilhado. Priorizou-se a disponibilidade dos equipamentos nos Institutos, na PROGRAD, PRPPG e PROEX, incluindo outras macroáreas. No entanto, a CTIC estará em constante monitoramento, e existe a possibilidade de solicitação de ajustes das macrounidades conforme a demanda;
- Solicitação do planejamento prévio de cada macrounidade administrativa e acadêmica em relação às franquias de impressões para os próximos dois anos, visando conhecer e possibilitar o atendimento da demanda futura de cada macrounidade, observando-se a Resolução CGD nº 1/2020.
Médio prazo
- Análise do contrato atual e providências para acionamento de termo aditivo para ampliação dos equipamentos e, principalmente, franquias de impressão;
- Análise e providências para contratação de serviços específicos de impressão direcionados a demandas intempestivas e previamente especificadas pelas macrounidades administrativas e acadêmicas;
- Análise, replanejamento e contratação de outro serviço de impressão adicional que contemple a cota do contrato anterior e atenda ao possível crescimento da demanda nos serviços de impressão.
A CTIC ressalta a importância do uso consciente e planejado da impressão nos locais de trabalho. A impressão de documentos, relatórios e materiais é uma prática comum nas atividades diárias da Universidade, mas também representa um impacto significativo no meio ambiente e nos recursos da UNILA.
Para outras informações sobre a regulamentação do uso do serviço de impressão corporativa na UNILA, como por exemplo aumento de cota de impressão, consulte a normativa da Resolução CGD n º1/2020 ou a Central de Serviços. Já para sugestões de melhorias, escreva para o e-mail coordenacao.ti@unila.edu.br.