Você está aqui: Página Inicial > Informes > Seminário do PPGFISA
conteúdo

Ensino

Seminário do PPGFISA

“Neutrinos” será o tema do Seminário da Pós-Graduação em Física Aplicada, nesta sexta-feira (2), às 16h30.
publicado: 01/06/2023 16h14, última modificação: 01/06/2023 17h24

O Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada promove, nesta sexta-feira (2), às 16h30, no PTI (bloco 4, espaço 3, sala 1), um seminário sobre “Neutrinos”. A atividade terá como ministrante o professor Alexander Argüello Quiroga, do curso de Engenharia Física da UNILA. Haverá certificação.

Os neutrinos são as partículas de matéria mais abundantes do universo. Estão em toda parte, inclusive dentro de nós, porém, apesar de serem copiosamente produzidas por diversas fontes, são difíceis de detectar e consequentemente suas propriedades eram pouco conhecidas. Contudo, nas últimas três décadas, houve um grande avanço nesta área. Prova disso foi a entrega do Prêmio Nobel de Física de 2015 para Takaaki Kajita e Arthur McDonald pela confirmação do fenômeno quântico chamado de "oscilação de neutrinos".

Neste seminário, será abordada esta fascinante partícula batizada "neutrino", com uma breve resenha histórica. Também será discutido o fenômeno de oscilação e, finalmente, será apresentado o estado atual da área, assim como alguns dos experimentos futuros.