Você está aqui: Página Inicial > Informes > Seminário da Pós-Graduação em Física Aplicada

Seminário da Pós-Graduação em Física Aplicada

"Acústica selvagem" é o tema da edição desta quarta-feira (2) do Seminário da Pós-Graduação em Física Aplicada. Evento terá como palestrante Carlos Barros de Araújo, do Instituto de Biologia Subtropical (Argentina).
publicado: 30/09/2024 16h17, última modificação: 30/09/2024 16h17

Na quarta-feira (2), ocorrerá mais uma edição do Seminário da Pós-Graduação em Física Aplicada, que contará com a presença de Carlos Barros de Araújo, do Instituto de Biologia Subtropical, de Puerto Iguazú (Argentina). A atividade será realizada no Itaipu Parquetec (bloco 4, espaço 3, sala 1), às 16h, e terá como tema "Acústica selvagem".

Durante o evento, o pesquisador irá descrever como a física da propagação acústica é central para a descrição de alguns padrões biológicos em sistemas naturais. Ao analisar o comportamento do som nas matas do Iguaçu, é possível avaliar melhor a comunicação entre as espécies, ajudando a descrever sua atividade, sua distribuição espacial, densidade, e até mesmo suas respostas às alterações ambientais. A palestra coloca-se na interface entre a física e a biologia e busca ilustrar como o estudo da acústica pode fornecer ferramentas valiosas para a ecologia e conservação.