Institucional
Revista Espirales
Já está no ar o primeiro artigo do Volume 9 da Revista Espirales. Intitulado “Entre Teerã e Buenos Aires: a revolução existencialista em perspectiva heideggeriana”, o artigo é de autoria de Gabriel Rodrigues Peixoto e propõe uma análise do peronismo argentino e da Revolução Islâmica iraniana. A partir da filosofia de Martin Heidegger, o autor examina como esses movimentos buscaram reconectar o ser humano ao território, à espiritualidade e à história.
Enquanto o peronismo é interpretado como um gesto telúrico e imanente, o Irã apresenta uma síntese entre política e transcendência sagrada. Conceitos como Dasein, Autoctonia e Gestell estruturam a leitura de uma resistência ontopolítica que redefine tempo, espaço e soberania, apontando para horizontes multipolares do pensamento contemporâneo.
Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina, a Revista Espirales tem como objetivo colaborar para a reflexão crítica sobre a integração da América Latina e do Caribe. A partir deste volume, o periódico passa a adotar a política de publicação contínua, com os textos sendo disponibilizados assim que finalizados.
Para ter acesso às próximas publicações, acompanhe o Instagram da revista.