Institucional
Reunião do MiAL
O Grupo de Pesquisa Migrações Forçadas e América Latina (MiAL), vinculado à Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UNILA, promove, no dia 4 de dezembro, às 10h30, a sua reunião geral, aberta a todas as pessoas interessadas em participar. A atividade será realizada presencialmente no Campus Integração (sala A006) e remotamente via Google Meet. Durante o encontro, será discutido o texto “As continuidades nas ações estatais frente às migrações internacionais nas fronteiras brasileiras”, de João Carlos Silva.
Sobre o MiAL
O Grupo de Pesquisa Migrações Forçadas e América Latina (MiAL) discute diferentes aspectos das migrações contemporâneas na América Latina e compõe uma das atividades de pesquisa da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) na UNILA. A CSVM é uma cooperação entre universidades e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) para promover atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária, bem como atividades de defesa dos direitos e de formulação de políticas públicas voltadas para pessoas em situação de refúgio, apatridia e retorno.
Na UNILA, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello existe desde 2022 e oferece disciplinas na temática de migrações e refúgio; realiza atividades relacionadas à aprendizagem de português como língua de acolhimento; organiza cursos preparatórios para o exame de proficiência CELPE-Bras; oferece orientações sobre o acesso a direitos e serviços, como a revalidação e o reconhecimento de diploma; e participa de órgãos consultivos e deliberativos sobre migrações e refúgio, contribuindo com conhecimento especializado. A CSVM está em constante contato com organizações da sociedade civil e organizações representativas de comunidades de pessoas migrantes. Na UNILA, a Cátedra é coordenada pelas professoras Laura Amato e Karen Honorio.
Para mais informações sobre a Cátedra, acesse o Instagram ou entre em contato pelo e-mail csvm.unila@gmail.com. Os materiais e atividades produzidos pela CSVM estão disponíveis neste link.
Sobre Sérgio Vieira de Mello
Sérgio Vieira de Mello foi um brasileiro que iniciou sua carreira na Organização das Nações Unidas em Genebra aos 21 anos e atuou em países como Paquistão Oriental, Sudão, Moçambique, Bósnia, Camboja, Kosovo, Peru e Argentina. Ocupou o cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos entre 2002 e 2003 e liderou a missão da ONU para a independência do Timor-Leste. Teve sua vida ceifada por um ataque terrorista na sede das Nações Unidas no Iraque, em Bagdá, ocorrido em 2003. Devido ao seu trabalho em diversas agências da ONU, promovendo os direitos humanos pelo mundo e, sobretudo, àqueles relativos à consolidação dos direitos dos refugiados e dos migrantes, foi homenageado pelo ACNUR neste projeto de cooperação com universidades brasileiras.