Você está aqui: Página Inicial > Informes > Reunião do Conselho Editorial da EDUNILA

Reunião do Conselho Editorial da EDUNILA

Encontro será realizado nos dias 6, 7 e 8 de maio, e servirá para apontar quais serão as ações prioritárias à Editora
publicado: 03/05/2019 16h15, última modificação: 03/05/2019 16h19

A EDUNILA promove, na próxima semana, um evento estratégico para a sua consolidação no segmento das editoras universitárias e que irá definir suas ações para os próximos meses. Com a presença de integrantes da UNILA e convidados de instituições do Brasil, Argentina e Chile, será realizada mais uma reunião do Conselho Editorial, formado para atuar no biênio 2018-2019. Este é o segundo encontro desde a constituição do grupo, no ano passado, e o primeiro de 2019. Na pauta estão incluídas discussões como a abertura de novos editais, o planejamento e cronograma de lançamentos, a celebração de parcerias e convênios para fomento à publicação e outros. O encontro acontece no Espaço Florestan Fernandes 2, no PTI (bloco 13), a partir das 14h de segunda-feira (6), e segue na terça (7) e quarta-feira (8), a partir das 9h.

No primeiro dia, os conselheiros assistirão, primeiramente, a uma apresentação sobre as ações desenvolvidas pela Editora desde a última reunião do Conselho Editorial, ocorrida em maio de 2018. Serão apresentadas desde informações relacionadas diretamente à atividade-fim da EDUNILA, como a publicação e lançamento de obras impressas e eletrônicas, até aquelas relacionadas a eventos – sejam organizados ou que tiveram a participação da Editora, como o Congresso Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) e o Festival Internacional do Livro de Foz do Iguaçu.

Outro ponto a ser apresentado será o balanço de quais das metas traçadas na reunião anterior foram alcançadas, quais ainda serão concretizadas e quais necessitam de ajustes. Após o balanço, iniciam-se as discussões dos temas da pauta. Entre os assuntos que serão apreciados pelos conselheiros estão questões relacionadas às coleções mantidas pela editora; a avaliação sobre o edital de fluxo contínuo, que norteia a submissão de obras à EDUNILA e os processos de editoração e publicação; a participação em editais de fomento ao setor de editoração e a celebração de convênios com instituições brasileiras e dos demais países da América Latina e do Caribe.

Órgão consultivo e deliberativo, o Conselho Editorial da EDUNILA é composto por representantes internos – discentes, docentes e técnico-administrativos – e externos à UNILA.