Você está aqui: Página Inicial > Informes > Respira!
conteúdo

Institucional

Respira!

SERVIDORES

Primeiro texto da campanha Outubro e Novembro Viver Bem traz reflexões acerca da importância da respiração. Em alusão ao tema, o DPVS também lançou a oficina "Inspira! Expira!", que recebe inscrições até 8 de novembro.
publicado: 19/10/2023 17h05, última modificação: 29/11/2023 16h34

Há centenas de anos, a respiração é valorizada por diversos povos por ser capaz de influenciar a nossa saúde física e mental. Cerca de 400 a.C. os Sete Livros do Tao Chinês apresentavam instruções detalhadas sobre a respiração. Muito antes disso, hindus e budistas já usavam a respiração como forma de curar e prevenir doenças, prolongar a vida e atingir planos mais elevados de consciência. Porém, a nossa capacidade de respirar mudou muito ao longo do processo evolutivo, com transformações significativas ocorrendo no formato dos ossos do crânio, que nos diferem dos nossos antepassados mais longínquos, além, é claro, de mudanças nos hábitos e estilo de vida.  

Nos tempos atuais, são várias as situações que podem afetar a maneira como respiramos. Traumas no crânio, mesmo aqueles que parecem inofensivos, como bater a testa na porta, ou no banco da frente do carro durante uma frenagem brusca; ou alterações que surgem na fase intrauterina, no momento do parto ou na primeira infância, podem gerar mudanças que afetam a nossa respiração. Há também as diversas doenças inflamatórias, alérgicas ou não (rinites, sinusites etc.), hoje tão comuns, que afetam a nossa capacidade de respirar pelo nariz, além das disfunções na coluna cervical, torácica, lombar, nas costelas e no diafragma, que podem alterar a mecânica respiratória. Mas quais seriam as consequências de não respirar bem? São várias, entre elas alterações no sono, dores de cabeça, cansaço frequente, baixo apetite e até mesmo alterações comportamentais.  

Talvez você esteja pensando agora: “Credo! Tanto barulho por algo que a gente faz naturalmente desde o primeiro momento em que nascemos. Todo mundo sabe respirar e respiramos todos os dias, a todo o momento." E é verdade, todo mundo respira. Porém, existe uma diferença entre respirar e respirar bem. Mas como podemos respirar melhor? É isso que nós vamos trabalhar na oficina "Inspira! Expira!".

Texto: Departamento de Promoção e Vigilância à Saúde (DPVS)

 

Oficina "Inspira! Expira!"

Com o objetivo de auxiliar os(as) servidores(as) a otimizarem a respiração, o Departamento de Promoção e Vigilância em Saúde (DPVS) lançou a oficina “Inspira! Expira!”. A atividade terá três encontros com a fisioterapeuta da UNILA, sendo um individual, para identificação, tratamento e orientações, e outros dois coletivos, quando serão ensinadas técnicas de respiração. As inscrições devem ser feitas até o dia 8 de novembro, via formulário eletrônico.

Durante as atividades, será possível entender como a respiração é uma ferramenta poderosa que permite acessar o sistema nervoso e melhorar as funções pulmonar e digestiva, e entender que a respiração também pode afetar o funcionamento do sistema cardiovascular e endócrino, alterar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Serão apresentadas técnicas respiratórias que podem ser usadas para melhorar o foco, promover relaxamento, auxiliar na diminuição da ansiedade, melhorar o desempenho no exercício físico e muito mais. Não é só respirar fundo, é preciso saber como respirar fundo! 

Oficina "Inspira! Expira!"
Inscrições:
até 08/11
Encontros coletivos (por videoconferência): 15/11 e 29/11, às 14h
Encontros individuais (presenciais ou por videoconferência): 22 ou 23/11 (hora marcada)

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para talita.coelho@unila.edu.br.
registrado em: , ,