Você está aqui: Página Inicial > Informes > Reconhecimento
conteúdo

Institucional

Reconhecimento

Livro publicado pela EDUNILA recebe menção honrosa no 11º Prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias.
publicado: 09/12/2025 15h43, última modificação: 09/12/2025 16h35

A Editora da UNILA (EDUNILA) recebeu menção honrosa no 11º Prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), na categoria “Linguística, Letras e Artes”, pela organização do livro “De lenguas, ideologías y prácticas: políticas linguísticas e gestão de línguas no Cone Sul”. O destaque celebra um marco significativo para o pensamento crítico latino-americano e para o avanço do reconhecimento da produção editorial da Universidade.

Contemplando diversas áreas de criação textual das universidades brasileiras, a premiação foi realizada no auditório da Academia Paulista de Letras, em São Paulo/SP, no dia 25 de novembro. O evento teve como propósito ressaltar a excelência e a diversidade dos trabalhos literários acadêmicos nacionais, além de valorizar obras que tornam acessível o conhecimento produzido nas universidades, institutos de pesquisa e fundações culturais do país.

Os critérios de avaliação foram baseados na excelência do conteúdo e na qualidade visual das edições, visando incentivar a melhoria contínua das edições publicadas pelas editoras universitárias associadas, além de apreciar os livros que compartilham os estudos produzidos no ambiente universitário e institutos de pesquisa brasileiros e, ainda, reconhecer tanto a excelência do conhecimento veiculado pelos títulos (conteúdo) quanto a concepção estética e o projeto gráfico das edições.

O livro publicado pela EDUNILA, que reúne as pesquisas de diversos autores e é organizado por Andrea Silva Ponte, Glenda Heller Cáceres, Natieli Luiza Branco, Sara dos Santos Mota e Yolanda Hipperdinger, aponta a abordagem profunda do paradoxo do tratamento mútuo das línguas espanhola e portuguesa como estrangeiras, buscando desvendar os mistérios das relações linguísticas latino-americanas. A publicação aborda o cenário de avanço do neoliberalismo e da penetração do inglês como língua de escolarização, propondo o conceito de "sulear-nos", ou seja, mudar o foco para o Sul e enxergar as línguas vizinhas como recursos estratégicos de aproximação.

A obra enfatiza o pensamento crítico latino-americano favorecendo os processos de integração regional entre comunidades que compartilham histórias e fronteiras, contribuindo com a missão da Editora da UNILA de promover o conhecimento técnico-científico produzido pelo corpo universitário e promovendo a disseminação das informações de diversas áreas de maneira acessível. O foco da EDUNILA é a produção de literatura decolonial voltada aos espectros que permeiam a região latino-americana, analisando suas histórias, enfrentamentos e processos de integração.

Após o evento, o título compartilha espaço com as demais premiações recebidas pela EDUNILA: o Prêmio Abeu de 2021 ao livro “Por um ensino insurgente em arquitetura e urbanismo”, na categoria "Ciências Sociais Aplicadas"; o Prêmio Abeu de 2022 à obra “Arara rara: antologia de palíndromos | Ensaio sobre a palindromia”, na categoria "Projeto Gráfico"; o Prêmio Abeu de 2023 ao livro “Guia etnotaxonômico ilustrado das abelhas sem ferrão da Tríplice Fronteira”, na categoria "Ciências Naturais e Matemáticas"; e o Prêmio Mutum concebido à Editora durante o 3º Encontro Brasileiro de Palindromistas, quando “Arara rara” recebeu o prêmio na categoria "Eco Doce – Difusão da Palindromia".

A conquista da menção honrosa na premiação de nível nacional reconhece os esforços de acessibilidade e de integração técnica, política e simbólica da Universidade. Dessa forma, contribui com a construção de um espaço coletivo de defesa da ciência, da cultura e do conhecimento como bens públicos. O reconhecimento amplia a visibilidade da Editora da UNILA no cenário nacional e fortalece sua inserção entre as principais iniciativas editoriais universitárias do país.

A obra premiada pode ser acessada por meio do catálogo digital da EDUNILA. O material está acessível de forma gratuita, alinhado à política de difusão pública do conhecimento adotada pela Universidade.