Você está aqui: Página Inicial > Informes > Publicação científica e plágio
conteúdo

Institucional

Publicação científica e plágio

Biblioteca está realizando uma série de publicações sobre as formas de citação, visando auxiliar a comunidade acadêmica
publicado: 14/09/2021 16h27, última modificação: 14/09/2021 16h27

A BIUNILA iniciou, em sua página no Facebook, publicações sobre o tema “Publicação científica e o plágio”. A primeira postagem explica que a apropriação do conteúdo de alguém, sem fazer a devida identificação por meio de citações, é crime, de acordo com a Lei 9.610/1988.

As citações são utilizadas para dar suporte ao texto acadêmico, demonstrando que o(a) pesquisador(a) faz jus ao trabalho produzido anteriormente, nomeando os(as) autores(as) que utilizou em sua fundamentação teórica. Elas podem ser classificadas como: direta (transcrição exata); indireta (texto baseado);  e apud (citação de citação). A citação direta, tema da publicação desta semana, é a cópia exata das palavras do texto original, transcrevendo todos os erros de ortografia, concordância, grafia e pontuação.

Nas próximas semanas, todas as publicações da página da Biblioteca serão sobre as formas de citação, para auxiliar a comunidade acadêmica com relação a forma correta de usá-las, de acordo com a ABNT NBR 10520:2002. Em caso de dúvida com relação ao uso das normas da ABNT para trabalhos acadêmicos, consulte o Manual de Citações elaborado pela equipe da BIUNILA ou entre em contato pelo e-mail referencia.biunila@unila.edu.br.

registrado em: , ,