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Juventudes e o Novo Ensino Médio

Já está disponível a 14ª edição do programa de rádio produzido pelo projeto de extensão "A voz da Juventude". Este episódio tem como tema “A Reforma do Ensino Médio e as Políticas de Educação para as Juventudes”.
publicado: 03/08/2022 16h09, última modificação: 03/08/2022 16h09

O projeto de extensão "A voz da Juventude: Juventudes e direitos na Tríplice Fronteira” veiculou, junto à “Nossa Rádio”, do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu (CDHMP), seu 14º programa. A edição tem como tema “A Reforma do Ensino Médio e as Políticas de Educação para as Juventudes” e contou com a participação da professora da Rede Estadual de Ensino Aline Torres e dos jovens integrantes do projeto "Agentes da Cidadania", do Centro da Juventude de Foz do Iguaçu.

Vinculada ao curso de Serviço Social da UNILA, a ação de extensão é interdisciplinar e busca discutir, coletivamente, questões das juventudes no tempo atual, com diversos enfoques. Esse importante espaço para o debate pode vir a contribuir para a construção e melhorias das políticas públicas, na ótica da garantia de direitos e da democracia que atendam às juventudes em seus perfis e necessidades.

Esse 14º programa trata da recente  e em processo  reforma do Ensino Médio, que alcançou sua aprovação no final de 2018 e que somente chegou às escolas estaduais no início de 2022 com os percalços da pandemia. O Novo Ensino Médio reformula alguns artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de modo a permitir a alteração das bases educacionais dos estados e municípios.

A mudança prevê a flexibilização da grade curricular, a articulação com a educação profissional e o regime integral, e também abre a possibilidade de as instituições de ensino ofertarem parte da carga horária no formato a distância. Esta porcentagem pode ser de até 20% no Ensino Médio diurno; 30% no Ensino Médio noturno; e 80% na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Assim, os convidados do programa falam um pouco do contexto político, mas também experiencial, sobre os principais elementos que se colocam nessas alterações na política pública de educação e quais os possíveis desdobramentos e desafios que se apontam a partir dessas mudanças que estão em processo de implementação.