Você está aqui: Página Inicial > Informes > Projeto “Estilo de Vida Salutogênico”

Projeto “Estilo de Vida Salutogênico”

Ação de extensão da UNILA promove palestra sobre educação sexual na adolescência, em colégio estadual do Bairro Cidade Nova.
publicado: 07/12/2023 16h29, última modificação: 07/12/2023 20h03

Na quarta-feira (6), o projeto de extensão “Estilo de Vida Salutogênico” realizou uma atividade no Colégio Estadual Cívico Militar Ipê Roxo, localizado no Bairro Cidade Nova, a pedido da diretora Kátia Bugallo Smaha de Souza. Na oportunidade, membros do projeto ofertaram uma palestra sobre educação sexual na adolescência a estudantes do 9º ano e do Ensino Médio do Colégio.

Após a ação, que abordou os riscos e problemas envolvidos em uma gravidez precoce, os acadêmicos da UNILA realizaram três rodas de conversa sobre sexualidade, sendo uma com meninos do 9º ano, organizada pelo coordenador adjunto do projeto, Rafael Aparecido da Silva; outra com os meninos do Ensino Médio, sob responsabilidade do bolsista do projeto Ricardo Edberto Bascur Villagra; e a terceira, com as meninas, coordenada pela voluntária do projeto Dayana Unda Morán.

Na ocasião, foram entregues preservativos masculinos e femininos para os estudantes, fornecidos pela Unidade Básica de Saúde do Cidade Nova. A orientação sexual para prevenção de gestação precoce e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é fundamental para evitar riscos aos adolescentes que são vulneráveis nessa fase de transformações fisiológicas.