Você está aqui: Página Inicial > Informes > Projeto “Corredor Peabiru de Conhecimento”

Projeto “Corredor Peabiru de Conhecimento”

EDUNILA foi contemplada em edital da Fundação Araucária voltado ao fortalecimento de editoras. Valor de R$ 150 mil será destinado ao projeto “Corredor Peabiru de Conhecimento”.
publicado: 26/07/2024 16h33, última modificação: 26/07/2024 17h49

A Editora da UNILA (EDUNILA) foi recentemente contemplada, com o valor máximo possível, pela Chamada Pública nº 22/2023, da Fundação Araucária, referente ao Programa de Apoio às Publicações Científicas – Fortalecimento de Editoras. Serão R$ 150 mil destinados ao projeto “Corredor Peabiru de Conhecimento”.

Conforme a coordenadora da EDUNILA, Andréia Moassab, o projeto tem por objetivo “aumentar a presença dos livros da UNILA no território, junto às comunidades e escolas, e, claro, fazer com que a produção da nossa comunidade acadêmica chegue cada vez a instituições de toda a América Latina”.

O fomento, portanto, será destinado a:

- Acelerar o processo de produção editorial;
- Viabilizar a impressão de mais títulos, sobretudo aqueles voltados para a divulgação científica;
- Continuar a fomentar ações e atividades envolvendo estudantes e artistas locais, ampliando a relação da Editora com a própria comunidade acadêmica e inserindo-a no fazer artístico-cultural local;
- Ampliar o público-alvo das publicações da EDUNILA, incluindo a divulgação científica para jovens e crianças, em coleções específicas, com a contratação de serviços ou de bolsistas para o desenvolvimento de ilustrações pertinentes aos temas trabalhados;
- Dotar a Editora de um perfil ativo na prospecção de títulos, isto é, em paralelo ao envio de trabalhos por meio de editais, estabelecer uma política de busca ativa de trabalhos a serem publicados, que fortaleçam as coleções previstas na política editorial.

“A Fundação Araucária compreendeu que temos metas ousadas, porém, totais condições de atendê-las”, afirma Moassab. Para os próximos anos, o objetivo é dobrar o número de livros publicados, o acervo de livros impressos e o número de doações anuais. “A presença dos livros da UNILA nas escolas é uma maneira de divulgar a instituição e de atrair estudantes para todos os cursos”, comenta a coordenadora. Com este espírito, a EDUNILA também se compromete a ampliar o público-alvo das publicações da Editora, desenvolvendo títulos para jovens e crianças.

Além disso, uma mudança no perfil editorial, iniciada ano passado, será fortalecida com o apoio da Fundação Araucária: a busca ativa de trabalhos para publicação, convergentes com a política editorial, chegando ao patamar de um terço de livros como resultado da prospecção de novos títulos. Desse modo, se desenha um perfil editorial claro frente às demais editoras universitárias do país.