Você está aqui: Página Inicial > Informes > Programa Integração Universidade e Empresa

Tecnologia e Inovação

Programa Integração Universidade e Empresa

Iniciativa deve ofertar cerca de 200 bolsas de inovação, no valor de R$ 800 e duração de até nove meses
publicado: 30/06/2020 16h05, última modificação: 14/07/2020 16h33

Com foco em desenvolver soluções para pequenas empresas e, ainda, diminuir a evasão dos universitários, o PTI e a Itaipu Binacional, com apoio do Sebrae Paraná, lançaram o Programa Integração Universidade e Empresa, como parte do Programa Acelera Foz. A iniciativa deve ofertar cerca de 200 bolsas de inovação, no valor de R$ 800 e duração de até nove meses. O Programa foi criado para ser um ponto de partida para a implantação da cultura de inovação nas empresas impactadas pela crise desencadeada pela pandemia de Covid-19. A proposta é inserir estudantes de graduação ou pós-graduação, professores e empreendedores em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

As empresas interessadas em participar devem entrar em contato com a UNILA e apresentar a sua proposta para que, em conjunto, seja elaborado o projeto. A Universidade, então, fará a seleção dos estudantes e dos professores para atuarem nas atividades. Com a documentação necessária, a empresa e a UNILA devem submeter a proposta até o dia 19 de julho. A relação das propostas aprovadas será divulgada no dia 23 de julho, com o início das atividades previsto para 5 de agosto. Os participantes selecionados (bolsistas, orientadores e supervisores) ainda participarão de capacitações ofertadas pelo Sebrae Paraná.

Cada empresa proponente poderá incluir até três bolsistas para o desenvolvimento das atividades, além de escolher o local onde eles atuarão (na própria instituição de ensino, empresa ou em home office), com a contrapartida de R$ 80 mensais (10% do valor da bolsa). O edital com os critérios para participação e o cronograma completo está disponível no site do PTI. Nesta fase inicial, discentes e docentes da UNILA podem contribuir entrando em contato com empresas, informando sobre a oportunidade e pedindo para contatar o Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade (NIT), para construção de proposta conjunta. O e-mail do NIT é nucleo.inovacao@unila.edu.br