Você está aqui: Página Inicial > Informes > Programa Idiomas sem Fronteiras

Programa Idiomas sem Fronteiras

Termina no dia 20 de fevereiro o prazo de inscrições para o curso “Leitura e produção de textos acadêmicos”, vinculado ao idioma Português como Língua Estrangeira/Adicional.
publicado: 16/02/2024 17h17, última modificação: 16/02/2024 17h17

De 23 de fevereiro a 19 de abril, o Programa Idiomas sem Fronteiras da UNILA oferta o curso “Leitura e produção de textos acadêmicos (nível B1)”, vinculado ao idioma Português como Língua Estrangeira/Adicional. As aulas serão realizadas às quartas e sextas, das 18h30 às 20h30, na Unidade Jardim Universitário, e a carga horária total é de 32 horas. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de fevereiro, via formulário eletrônico.

Confira a ementa do curso: Levantamento dos gêneros textuais/discursivos mais frequentes na rotina social dos sujeitos (mapas, panfletos, formulários, listas etc.), no cotidiano acadêmico das universidades brasileiras (resumo, resenha, artigo, ensaio etc.) e no exame para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros, o Celpe-Bras (carta do leitor, texto de opinião, abaixo-assinado, crônica etc.); estudo das características desses gêneros; orientação de leituras de acordo com as características dos gêneros e subgêneros estudados; estudo dos elementos discursivos e léxico-semânticos desses gêneros; produção oral ou escrita dos gêneros estudados, objetivando estimular a prática do uso de acordo com os indícios linguístico-discursivos observados, bem características contextuais; promoção de espaço para a autoria do(a) aluno(a).