Você está aqui: Página Inicial > Informes > Programa Idiomas sem Fronteiras
conteúdo

Institucional

Programa Idiomas sem Fronteiras

Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras da UNILA esclarece acerca do funcionamento do IsF para 2020
publicado: 17/12/2019 12h38, última modificação: 17/12/2019 12h45

O Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (NucLi-IsF-UNILA) emitiu nota sobre o funcionamento do Programa para 2020, diante da indisponibilidade orçamentária para o pagamento das bolsas institucionais do IsF. Confira:

 

Como é de conhecimento de toda a comunidade acadêmica, o Programa Idiomas sem Fronteiras sofreu cortes de bolsas Capes em maio de 2019, em nível nacional. Desde então, temos lutado para garantir as bolsas internamente, e, assim, foi possível manter os cursos de inglês, alemão, espanhol e português no segundo semestre de 2019 no Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (NucLi-IsF-UNILA). Diante desse cenário, comunicamos:

1. Infelizmente, considerando que não haverá disponibilidade orçamentária para o pagamento das bolsas institucionais do IsF em 2020 por parte da PROINT, Pró-Reitoria à qual o programa está vinculado na UNILA, ainda não há previsão de ofertas de cursos dos idiomas inglês, português e espanhol.

2. Quanto ao idioma Alemão, os cursos serão ofertamos normalmente, uma vez que, desde agosto de 2019, contamos com a presença do GTA (German Teaching Assistant), bolsista Capes/DAAD vinculado ao NucLi-IsF-UNILA-Alemão, como resultado da aprovação, pela Capes, do Projeto de autoria da professora Laura Amato.

3. O MEO (My English Online) curso on-line de inglês, oferecido até então pelo Programa Idiomas sem Fronteiras a mais de 1,4 milhões de alunos, teve seu contrato encerrado pelo MEC. Portanto, estudantes que ainda estão cursando o MEO devem ficar atentos aos prazos: conforme estabelecido no Edital nº 96/2017 (cláusula 7.1), até o dia 31 de dezembro de 2019 a plataforma continuará disponível para os alunos ativos. Os alunos também terão acesso à sua Secretaria Virtual até o dia 31 de janeiro de 2020, onde será possível fazer o download de seus certificados e acessar o histórico.

4. A oferta de aplicações do exame TOEFL, até então oferecido gratuitamente a toda a comunidade acadêmica pelo NucLi-IsF-UNILA, também será encerrada. Assim, candidatos interessados em prestar o exame devem agendar e pagar individualmente a aplicação de seu exame no site da Mastertest.

5. O Programa IsF passou por uma reformulação, pois foi desvinculado do MEC, e faz parte agora da Andifes, sendo denominado Rede Andifes Nacional de Especialistas em Língua Estrangeira - Idiomas sem Fronteiras (Rede Andifes IsF). Internamente, na UNILA, estamos em tratativas para vincular as ações da Rede ao ILAACH, mais especificamente ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Língua(gem) e Interculturalidade (NIELI).

6. A partir do primeiro semestre de 2020, esse novo formato contará com o credenciamento de professores e instituições interessadas e, assim, as ofertas dos cursos poderão ser retomadas na UNILA.

7. Nesse novo formato do Programa, não haverá mais a figura do “coordenador geral do IsF” em cada instituição. Assim, comunicamos que, a partir de 2020, a professora Laura Fortes, coordenadora geral do NucLi-IsF-UNILA desde dezembro de 2016, deixa de assumir essa representação.

Agradecemos o apoio de toda a comunidade acadêmica e da equipe IsF UNILA, que, durante esses anos de coordenação, participaram conosco dessa importante ação de internacionalização do ensino superior brasileiro, que, certamente, continuará dando muito bons frutos!