Você está aqui: Página Inicial > Informes > Programa de Extensão em Sustentabilidade Territorial

Programa de Extensão em Sustentabilidade Territorial

UNILA teve oito projetos selecionados pelo edital do Programa de Extensão em Sustentabilidade Territorial, com a destinação de mais de 25 bolsas. No total, foram cerca de 500 propostas inscritas, de 17 instituições de ensino superior.
publicado: 23/08/2024 16h45, última modificação: 23/08/2024 16h45

O Programa de Extensão em Sustentabilidade Territorial  uma parceria entre o Itaipu Parquetec e a Itaipu Binacional  divulgou, no dia 21 de agosto, a relação de projetos de extensão aprovados pelo Edital nº 001/2024. Participaram da iniciativa 17 instituições de ensino superior, dentre elas universidades federais, estaduais e municipais, com mais de 500 propostas.

Oito projetos da UNILA foram contemplados, sendo mais de 25 bolsas de extensão para discentes atuarem em comunidades indígenas, em unidades básicas de saúde (grupo de mães, diabéticos e hipertensos), no Centro de Nutrição Infantil, no Centro da Juventude, no Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, em escolas públicas da educação básica (professores, profissionais da educação e estudantes do ensino fundamental e médio) e instituições de ensino superior (acadêmicos, pesquisadores, jornalistas e profissionais liberais).

“A iniciativa estabelece um novo instrumento de fomento e atuação no território pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec, em parceria com as instituições públicas de ensino superior do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, que amplia e amplifica os projetos de extensão. O Programa promove uma atuação colaborativa entre diversos atores nas comunidades, alinhadas às políticas públicas locais e regionais”, afirma o pró-reitor de Extensão, Rogério Moreira.

Ele destaca, ainda, que “esta ação visa fortalecer o processo de inserção curricular da extensão nas universidades, o qual estabelece que, no mínimo, 10% da formação seja realizada na extensão. Esse processo nos coloca um grande desafio e uma grande oportunidade de requalificar e atualizar todos os cursos de nível superior, consolidando o papel da universidade de produção de conhecimento e formação de profissionais mais humana e sensível às demandas sociais, políticas e culturais locais e regionais. Nos permite refletir sobre o impacto no desenvolvimento socioeconômico sustentável, na promoção da diversidade cultural e na defesa da democracia. O Programa reforça o compromisso da Itaipu com o território e amplia a parceria com a UNILA”.

O início dos projetos está previsto para o próximo mês de outubro, com duração de um ano. Conheça as oito ações da UNILA aprovadas:

• As plantas que curam: saberes e práticas Guarani sobre as plantas sagradas que curam as pessoas e equilibram o mundo;
  • Consolidação e ampliação de projetos educacionais para geração de biogás e biofertilizantes utilizando resíduos orgânicos alimentando pequenos biodigestores em colégios estaduais do Paraná;
  • Cores da Terra: revitalizando espaços com sustentabilidade e baixo custo;
  • Juventudes e Direitos – A voz da Juventude;
  • ÑandeReko, a “sustentabilidade” indígena. Práticas da Educomunicação Guarani pela vida;
  • Observatório Latino-Americano da Geopolítica da Energia: divulgação científica e educação na área de energia e desenvolvimento sustentável;
  • Raízes da Saúde: educação em saúde sobre plantas medicinais para hipertensão e diabéticos;
  • S.O.S. Maternidade.