Institucional
Prevenção do câncer de mama
Você sabia que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres brasileiras? Ele atinge 29% das mulheres do País, ficando atrás somente do câncer de pele não melanoma.
Existem alguns fatores que aumentam o risco de câncer de mama, como por exemplo: obesidade, sobrepeso, sedentarismo, consumo frequente de bebidas alcoólicas, exposições frequentes a radiações ionizantes (raios-x), entre outros fatores genéticos, hereditários e hormonais.
Mas você sabe como se proteger? Comece por algumas mudanças na sua rotina, como destinar um tempo para praticar atividades físicas regulares, incluir na alimentação mais frutas e verduras de boa procedência, manter o peso corporal o mais adequado possível (se necessário, busque ajuda de um profissional) e evitar exposição a hormônios sintéticos. A prática de amamentar também é fator de proteção contra o câncer de mama, pois, além de outras mudanças que acontecem no corpo da mulher, nesse período, as taxas de determinados hormônios, que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer, caem.
O autocuidado é muito importante para perceber precocemente os sinais e sintomas anormais no seu corpo. Cuide-se!