Você está aqui: Página Inicial > Informes > Prevenção de acidentes com aranhas

Prevenção de acidentes com aranhas

Nos meses de abril e maio, as aranhas estão em período reprodutivo, o que faz com que elas aumentem suas atividades. Confira alguns cuidados para prevenir acidentes com esses aracnídeos.
publicado: 14/04/2023 15h42, última modificação: 14/04/2023 17h25

As aranhas estão em período reprodutivo nesta época do ano e, assim, suas atividades aumentam. Isso também eleva a chance de as pessoas cruzarem com elas. As unidades da UNILA são espaços com bastante área verde, o que é bom para todo mundo, e com as aranhas não seria diferente. Elas são predadoras de invertebrados e pequenos roedores e tê-las ao redor pode ajudar bastante. As aranhas também servem de alimento para sapos e lagartixas, que ajudam a controlar suas populações.

Por outro lado, neste período de maior atividade, é comum encontrá-las também nos banheiros, corredores e até nas salas de aula, o que pode aumentar o risco de acidentes.

Acidentes com aranhas

Os acidentes causados por aranhas são comuns e a maioria não leva a quadros clínicos graves, mas é importante evitá-los. Veja algumas dicas de prevenção:

- Tenha cuidado ao se sentar em gramados ou áreas próximas a vegetação;
- Antes de utilizar acessórios como mochilas, calçados, roupas etc, que estavam apoiados próximos a áreas de vegetação, verifique-os com cuidado;
- Fique atento(a) aos corredores e aos cantos de portas e janelas;
- Observe com atenção o chão e paredes de banheiros e salas de aula;
- Verifique o local de trabalho e estudo (especialmente dentro de gavetas e debaixo de móveis);
- Não coloque as mãos em buracos na terra, buracos de árvores e pilhas de lenha, pois esses ambientes servem como abrigos para aranhas;
- Caminhe sempre com os pés protegidos por um calçado firme;
- Não tente manipular o animal.

Em casos de acidente:

- Fique calmo(a);
- Solicite assistência médica imediatamente;
- Retire acessórios próximos do local de ferimento (anéis, relógios, pulseiras) que possam piorar o quadro clínico;
- Não coloque substâncias como álcool no local da picada e não faça cortes ou tente sugar o veneno;
- Lave o local da picada com água e sabão, e permaneça em repouso com o membro acometido elevado, até a chegada da ajuda;
- Informe ao profissional da saúde o máximo de características (cor e tamanho) do animal causador do acidente e, se possível, leve a aranha ao serviço de saúde.

Se quiser saber mais sobre acidentes com aranhas, assista à palestra “Fui picado, e agora”, que fez parte do “Ciclo de Palestras: aranhas e escorpiões”, realizado na UNILA, em 2022. Caso tenha interesse por aranhas, assista também às outras palestras do evento.

registrado em: ,