Você está aqui: Página Inicial > Informes > Prevenção à Covid-19
conteúdo

Institucional

Prevenção à Covid-19

Para prevenir, controlar e mitigar os riscos de transmissão do coronavírus e outras infecções, é necessário colocar em prática ações coletivas, como usar máscara, estar com o esquema vacinal em dia e higienizar as mãos frequentemente.
publicado: 07/06/2022 15h43, última modificação: 07/06/2022 17h14

No dia 22 de abril, o Ministério da Saúde declarou o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional imposta em decorrência da pandemia da Covid-19 no Brasil. Na sequência, foi publicada a Instrução Normativa nº 36/2022, que estabeleceu a revogação da Instrução Normativa nº 90/2021 a partir de 6 de junho e, consequentemente, o retorno de todos os servidores públicos federais ao trabalho presencial na referida data.

Com a revogação da IN nº 90/2021, afastamentos relativos à Covid-19 passaram a obedecer os fluxos usuais. Portanto, o servidor deverá apresentar atestado médico ou atestado sanitário e exame positivo para Covid-19, conforme as vias já estabelecidas: 

- Atestado médico: deverá ser encaminhado via SouGov.br, em até 5 dias a partir da emissão;
- Atestado sanitário ou prescrição de isolamento ou declaração de ciência de isolamento junto do exame positivo para Covid-19: enviar os documentos, em até 5 dias a partir da emissão, para dpvs.siass@unila.edu.br.

O Departamento de Promoção e Vigilância à Saúde (DPVS) orienta às chefias imediatas que mantenham boa comunicação de modo a garantir o bem-estar do servidor, bem como a saúde da equipe de trabalho.

Importante ressaltar que prevenir, controlar e mitigar os riscos de transmissão do coronavírus e outras infecções consiste em colocar em prática ações coletivas, como usar máscara, estar com o esquema vacinal em dia, higienizar as mãos frequentemente, respeitar os procedimentos de etiqueta respiratória e manter a ventilação dos ambientes.

Diante de qualquer suspeita ou sintomas gripais, pela sua saúde e das pessoas que estão próximas, o DPVS recomenda que se busque atendimento especializado. Em caso de suspeita de Covid-19, procure a unidade básica de saúde mais próxima para realizar a testagem.