Extensão
Prêmio Gameleira
A PROEX publicou a Instrução Normativa nº 04/2025, que estabelece os critérios para o reconhecimento de ações de extensão duradouras com impacto no território e define critérios e parâmetros para o Prêmio Gameleira. A premiação concede um selo de distinção e reconhecimento às ações extensionistas que têm se consolidado ao longo dos anos no atendimento das demandas sociais, com constância e regularidade, fortalecendo a presença da UNILA no território.
As gameleiras ou figueiras da Mata Atlântica são árvores com raízes e copas gigantescas, historicamente utilizadas como pontos de referência na paisagem, sendo poupadas das derrubadas e batizadas, muitas vezes, com nomes próprios, que eram conhecidos de toda a comunidade. Para diversos povos indígenas, esta é uma árvore sagrada, guardiã da memória, fornecedora de alimento e abrigo. Por sua vez, os povos de terreiro associam a gameleira ao orixá Iroko, por ser habitada por espíritos ancestrais, sendo, por isso, um local de culto, rituais e pedidos de proteção. Com profundas raízes nos territórios, nas comunidades e nas culturas, a extensão – como a gameleira –, ao materializar a ponte entre universidade e sociedade, deve ser um ponto de referência do fazer científico e da produção de conhecimento socialmente referenciados.
Dividido em categorias que identificam e reconhecem a antiguidade da ação, o prêmio tem o caráter de selo, cada um em homenagem às mais antigas árvores da América Latina: Selo Gran Abuelo – Cipreste-da-Patagônia, para ações com 20 anos ou mais; Selo Árbol del Tule – Cipreste-de-Montezuma, para ações com mais de 15 anos; Selo Patriarca da Floresta – Jequitibá-Rosa, para ações com mais de 10 anos; Selo Araucária-Gigante – Araucária, para ações com mais de 5 anos. Dessa forma, as ações consideradas aptas a receber a premiação devem ser inscritas até esta quarta-feira (10), via formulário eletrônico.
A entrega do Prêmio Gameleira 2025 será realizada no dia 15 de dezembro, às 15h30, no auditório da Unidade Jardim Universitário. A PROEX convida toda a comunidade acadêmica para conhecer e prestigiar as dezenas de ações que há mais de cinco anos colaboram para atender às demandas da comunidade e, com isso, consolidar a UNILA no território da fronteira trinacional.