Institucional
Prêmio Abeu
Com a obra "Guia etnotaxonômico ilustrado das abelhas sem ferrão da Tríplice Fronteira (Argentina, Paraguai, Brasil)", de Fernando Zamudio e Leopoldo J. Alvarez, a Editora da UNILA é finalista do Prêmio Abeu 2023, na categoria “Ciências Naturais e Matemáticas”. Esta é a terceira vez consecutiva que a EDUNILA chega como finalista da premiação organizada pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias. A ordem classificatória será conhecida no dia 17 de novembro, durante a cerimônia de entrega do Prêmio.
Sobre a publicação
Fruto de uma parceria entre a EDUNILA e a Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), o livro "Guia etnotaxonômico ilustrado das abelhas sem ferrão da Tríplice Fronteira (Argentina, Paraguai, Brasil)" trata de um grupo de abelhas sociais que vivem em colônias, formadas por centenas ou milhares de exemplares, e que se distinguem de outras abelhas principalmente porque não têm um ferrão funcional, ou seja, não picam. Essas abelhas são amplamente conhecidas pelas sociedades indígenas e rurais das Américas pelo fato de produzirem um mel requintado que tem sido usado desde os tempos pré-hispânicos, muito antes de a abelha europeia (Apis mellifera L.) ter sido introduzida no continente. Na América Latina, rica em cultura e natureza, as abelhas sem ferrão vivem em estreita relação com os seres humanos, resultando em uma amplitude de conhecimentos, práticas e representações que são incorporados nas cosmologias das sociedades que habitam.
A obra vem ao encontro da sociedade e da natureza, com a ideia de introduzir os leitores e leitoras no mundo de um grupo de insetos intrigantes desde uma perspectiva partilhada, que busca o diálogo entre diferentes olhares e reflete tanto o conhecimento das pessoas locais como o dos pesquisadores e pesquisadoras das ciências naturais sobre as abelhas sem ferrão da região da Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai.
Para mais informações, acesse a página da Editora.