Institucional
Por que é importante falar sobre suicídio?
O suicídio é um ato extremo contra a própria vida e manifesta um sofrimento insuportável vivido pelas pessoas que o praticam. É um acontecimento presente em toda a história da humanidade.
As causas do suicídio são complexas e não podem ser explicadas por um episódio pontual como, por exemplo, o término de um relacionamento ou a perda de um emprego. É um fenômeno multifatorial, em que os fatores biológico, psicológico, socioambiental e cultural podem interagir entre si, exercendo influência sobre o estado emocional das pessoas.
Uma das maneiras de prevenir o suicídio é ter informações confiáveis sobre o tema. As ações educativas, como o Setembro Amarelo, são universais e visam reduzir o número de casos.
Além disso, é preciso estar atento a algumas falas ou mudanças acentuadas de comportamento, tais como: isolamento; piora ou desinteresse no desempenho acadêmico/escolar; perda de interesse por algumas atividades; dificuldades para comer e/ou dormir; e frases como “eu não aguento mais” ou “eu preferia estar morto”, que podem se configurar como importantes sinais de alerta.
Muitas vezes, a pessoa em sofrimento extremo pode se encontrar resistente a buscar ajuda profissional. É nesse momento que a rede de apoio (amigos, familiares, colegas, professores, vizinhos) pode ajudar, indicando ou acompanhando em uma consulta médica e/ou atendimento psicológico.
Há, ainda, o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza um trabalho de prevenção ao suicídio. Para conversar com um voluntário, basta ligar, gratuitamente, para o telefone 188 – ou entrar em contato pelo chat disponível no site do CVV. Ambos os serviços funcionam 24h por dia.
Texto: Coletivo de Saúde Mental da UNILA